O efeito da comida na capacidade de metabolizar o álcool é considerável, segundo médico dinamarquês, que explica o porquê você deve comer quando bebe
Glaucia Balbachan Publicado em 16/12/2021, às 14h00
De acordo com especialistas, a ingestão moderada de álcool com refeições deve ser vista como parte de um estilo de vida saudável
Em um seminário virtual presidido por Helena Conibear, da organização Alcohol in Moderation (álcool em moderação em tradução livre), o tema de se beber moderadamente é uma escolha de estilo de vida saudável.
Um dos principais especialistas na área, o dinamarquês Dr. Erik Skovenborg, autor de Wine and Health – Myths and Facts (Vinho e Saúde – Mitos e Fatos, ainda sem tradução para o português) apoia que a ingestão moderada de álcool com refeições deve ser vista como parte de um estilo de vida saudável.
“Beber com uma refeição aumenta o metabolismo gástrico e hepático do etanol. E irá protegê-lo de um alto nível de álcool no sangue, um problema que é subestimado", conta Skovenborg.
Neste experimento, participantes do estudo comeram uma refeição após o consumo de vinho, na fase em que a absorção do metabolismo do etanol alta.
Pesquisas mostram juntar bebida e comida com moderação são parte de uma atitude saudável
De acordo com o estudo, a taxa média de desaparecimento de álcool do sangue aumentou de 36 a 50% em relação aos que ficaram de jejum.
Novas pesquisas britânicas mostram que beber com uma refeição reduz o risco de cirrose hepática. O Uk Million Women Study concluiu que em todos os níveis de consumo de álcool, a incidência de cirrose foi 31% menor em mulheres que geralmente bebiam com refeições em comparação com mulheres que ingeriram álcool em jejum.
"Se você é um bebedor frequente, em todos os níveis de bebida, o risco de mortalidade é menor do que se você for um bebedor não frequente. O importante é a moderação tanto na bebida quanto na alimentação, mas de preferência sempre juntas", lembra Skovenborg.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui