Entrevista: Laurence Helfrich da Grand Chais de France

Em uma entrevista exclusiva Laurence Helfrich conta a história do maior grupo de vinhos da França

Christian Burgos Publicado em 04/12/2023, às 15h00

-

Nada menos que 3.470 hectares de vinhas em diversas regiões vitivinícolas francesas, que vão da Alsácia ao Jura, passando por Borgonha, Rhône, Provence, Languedoc, Bordeaux e Loire. Marcas mundialmente famosas como J.P. Chenet, Grand Sud, Calvet e Divine também fazem parte.

Fora da França, possuem vinícolas no Chile, Hungria e Espanha, além de ter negócios na China. Talvez não à toa o grupo se chame Grand Chais de France, hoje o maior produtor e negociante de vinhos da Europa e o maior exportador da França.

LEIA TAMBÉM: Entrevistamos Alejandro Vigil sobre o vinho argentino

A empresa nasceu há mais de 40 anos, primeiramente voltada à distribuição de Cognac, mas logo passou aos vinhos. A sede do GCF está localizada em Petersbach, na Alsácia. Em pouco tempo, desenvolveu marcas de rótulos a preço baixo (que eles chamam de “premier prix”), no entanto, ao longo dos anos, foram adquirindo propriedades importantes ao redor da França e passaram a atuar em toda a gama, dos rótulos de valores mais acessíveis aos Grand Crus topo de linha, criando assim um “império” que abrange uma diversidade enorme de produtos.

Conversamos com Laurence Helfrich, esposa de Joseph Helfrich, fundador da Grand Chais de France, que nos conta mais sobre a sua história e os planos da empresa.

LEIA TAMBÉM: Uma entrevista com Vicente Dalmau Cebrián-Sagarriga

Bordeaux Borgonha Rhône Provence Languedoc Loire Calvet J.P. Chenet Grand Sud Divine Laurence Helfrich Grand Chais de France Joseph Helfrich