Estrela do basquete compra Château Saint Laurent no Rhône

O ex-astro da NBA, Tony Parker, anunciou a compra do Château Saint Laurent e produzirá seus próprios vinhos

André De Fraia Publicado em 18/11/2022, às 12h20

Tony Parker anunciou a compra do Château Saint Laurent - Crédito: Château Saint Laurent

A estrela do basquete Tony Parker, tetra campeão da NBA, anunciou a compra do Château Saint Laurent, que fica a leste de Avignon, no sul da França.

"Sempre adorei o Vale do Rhône", disse Parker. “Eu me apaixonei pelo Château Saint Laurent assim que o vi, e agora estou totalmente empenhado em criar alguns vinhos incríveis, ao mesmo tempo em que disponibilizo um dos locais de recepção mais incríveis do sul da França para uso privado”.

Parker está trabalhando com uma equipe de vinificação para produzir os novos blends da propriedade e já anunciou que trabalhará também com vinhos varietais e a partir de 1º de junho de 2023, o Château estará aberto para festas particulares, casamentos e conferências.

E esse não é o primeiro empreendimento de Tony Parker no mundo dos vinhos, ele é sócio do Château Cos d'Estournel em Provence, mas, diferente de agora, o papel é mais como um investidor e não como administrador como será no do Château Saint Laurent.

Os astros da NBA e o vinho

A NBA, liga de basquete profissional dos Estados Unidos que reúne os maiores – em alguns casos literalmente – atletas do mundo, tem uma relação muito próxima com o vinho. Confira abaixo os astros que têm um pé no vinhedo.

CJ McCollum tem uma vinícola

Sim, o astro do New Orleans Pelicans não fico satisfeito em lançar vinhos em parceria com vinícolas, ele comprou seu próprio vinhedo e produz o seu vinho.

"Após consideração cuidadosa e aprendizado durante meu tempo com a Adelsheim [vinícola que o jogador fez uma parceria para lançar seus primeiros rótulos], parecia que era a decisão certa e o próximo passo em nossa progressão para crescer e deixar nosso legado duradouro aqui", disse CJ quando adquiriu 130 hectares no Oregon para plantação de Pinot Noir.

CJ McCollum diz que tem grandes objetivos para essa sua segunda carreira e que o vinho se tornou uma paixão e uma forma de conexão com sua esposa.

Parte dos 130 hectares que CJ McCollum possui no estado de Oregon

"Tenho grandes objetivos e grandes aspirações de transformar isso em um vinhedo de classe mundial com vinho de classe mundial", disse McCollum. 

"A razão pela qual entrei no negócio do vinho em primeiro lugar foi porque Elise me apresentou ao vinho há 10 anos, e eu senti que esta era a oportunidade perfeita para crescermos juntos e deixarmos nosso legado e continuarmos a construir para nossas famílias e as gerações que virão depois de nós", finaliza o astro.

Vinhos das franquias

Algumas franquias lançam suas próprias linhas de vinho, principalmente em ocasiões comemorativas. Foi assim no final da temporada 2020/2021 quando o Milwaukee Bucks lançou a coleção Champions 2021 em parceria com a vinícola Mano’s, especialista em produtos voltados para os fãs dos esportes que já fez lançamentos em conjunto com as equipes de futebol americano Kansas City Chiefs, San Francisco 49ers e Los Angeles Lakers e Pittsburgh Penguins, do hóquei.

O Cleveland Cavaliers também possui vinho, um 100% Cabernet Sauvignon feito em parceria com a vinícola Nocking Points Wine.

Linha de vinho foi lançada em comemoração ao título do Bucks em 2021

O rótulo foi desenhado por Aaron Sechrist, um artista local de Cleveland, com a colaboração do time criativo da própria franquia e simboliza o ginásio dos Cav’s contrastado com a cidade de Cleveland ao fundo.

“Cabernet é uma das minhas castas favoritas de vinho e o Cavs Cab não é exceção”, disse o ex-jogador e lenda do Cleveland Cavaliers Austin Carr. “Eu tendo a julgar o vinho pela forma como termina. O Cavs Cab não é apenas memorável desde o primeiro gole, mas termina ainda mais forte com um sabor suave e equilibrado”, completou.

Vinho do Cleveland Cavaliers

 

Vinhos das estrelas

Além de CJ McCollum, um caso a parte, outros jogadores estão no mundo do vinho.

O 12 vezes All-Star da NBA e bicampeão olímpico Chris Paul é um deles. CP3, como é conhecido por usar a camisa número 3, é sócio da La Fête, vinícola em Provence de Donae Burston.

O armador do Phoenix Suns descobriu o vinho rosé da La Fête em 2020 e se apaixonou pela bebida e pela história da vinícola ligada à cultura negra. “É uma loucura que, à medida que você cresce, viaja e começa a se interessar pelo vinho, você entra em todas essas diferentes uvas, culturas e histórias”, disse Paul à revista Wine Spectator. "Mas quando você viaja para todas essas vinícolas na Itália, França e Napa, muito raramente você vê alguém de cor."

Mas Paul acabou inspirado por Burston, "Parecia uma combinação perfeita para se juntar ao La Fête", disse CP3. "Por muitos anos, o rosé foi direcionado às mulheres, mas agora você está vendo dois homens negros falando sobre vinho rosé e isso também faz parte da revolução", diz Burston. "Não apenas para pessoas de cor, mas para diferentes gêneros, raças e idades, especificamente para o que produzimos. Estamos muito felizes com a parceria e sabemos que seremos a marca número 1 rosé nos Estados Unidos em breve."

Klay Thompson, quatro vezes campeão da NBA e que forma junto com Stephen Curry os Splash Brothers no Golden State Warriors, aproveitou bem seus absurdos 914 dias afastado das quadras por lesão entre 2019 e 2022 e fez uma parceria com o multipremiado Nolan Arenado que joga pelo St. Louis Cardinals na MLB, para lançar o primeiro vinho da dupla.

Klay Thompson e Joe Harden, enólogo da vinícola Nickel & Nickel

 

Diamond & Key Napa Cabernet foi feito em uma parceria com Joe Harden, enólogo da vinícola Nickel & Nickel e o agente de Arenado, Joe McLean.

A relação de Thompson com o vinho e produtores nasceu em 2017, quando os anuais incêndios florestais na Califórnia devastaram os condados de Napa e Sonoma. Thompson fez parceria com o North Bay Relief Fund e ajudou a arrecadar mais de US$ 10 milhões para as vinícolas vitimadas, ajudando diversos vinicultores, incluindo Harden.

Aprender sobre o processo de vinificação e a dedicação, compromisso e paciência necessários para reunir tudo isso me lembra o jogo que joguei toda a minha vida”, disse Thompson

Carmelo Anthony, eleito dez vezes All-Star da NBA e um dos jogadores mais conhecidos do basquete mundial também tem seus vinhos, a VII(in) 7 Estate.

O jogador que possui um podcast sobre o assunto chamado What’s in your Glass?, tomou aulas com Stéphane Usseglio da famosa família de vinhos Usseglio e aprendeu tudo o que podia sobre vinho, desde a produção até a comercialização e agora está lançando a primeira safra do seu Oath of Fidelity 2017 Chateauneuf-du-Pape. Carmelo escolheu o nome como referência a Toussaint Louverture, líder da Revolução Haitiana.

Carmelo Anthony diz que nem sempre foi um apaixonado pelo vinho

 

Anthony diz que nem sempre soube pedir uma boa taça de vinho. Mas depois de experimentar diferentes variedades, ele descobriu quais sabores combinavam melhor com ele e durante o tempo que jogou no New York Knicks, ele montou um grupo de degustação de vinhos exclusivo, apenas para convidados, que se transformou em uma competição amigável pela melhor garrafa.

“Quando cheguei a Nova York, minha paleta se expandiu. Comecei a conhecer pessoas, entrar em círculos de vinho e eventualmente comecei essa coisa que gosto de chamar de 'domingos de duas garrafas', onde todo mundo traz suas duas melhores garrafas todos os domingos. Você seria avaliado pelas garrafas que trouxesse – e todos queriam trazer o seu melhor”, disse o jogador.

Para finalizar nossa lista uma figura e tanto! James Harden, armador do Philadelphia 76ers possui a J-Harden, uma linha de vinhos produzidos pela Accolade Wines.

Conhecido como Barba (para quem não conhece a figura a foto abaixo explica bem o apelido!), Harden e a Acollade Wines, da qual o jogador tem uma participação acionária, pretendem tornar o vinho de qualidade mais acessível aos consumidores.

James Harden, o Barba e sua linha de vinhos J-Harden

 

O rótulo J-Harden incluirá a semelhança da barba de Harden com cores vivas e um design floral dentro de uma silhueta do rosto de Harden e terá inicialmente dois rótulos, o Califórnia Cabernet Sauvignon e o Califórnia Red Blend.

Harden disse: “Minha entrada no jogo do vinho é muito maior do que apenas ter meu próprio rótulo. Sempre vi a indústria do vinho como um ambiente de portas fechadas. Através da minha parceria com a Accolade e o lançamento do J-Harden, meu objetivo é fazer um produto de alta qualidade que possa ser apreciado pelas massas a um preço razoável. Se você é novo no mundo do vinho ou um entusiasta experiente, acredito que vai adorar este vinho tanto quanto eu.”

Dwyane Wade faz parte do conselho de pesquisa de vinhos da UC Davis

O tricampeão de basquete e 13 vezes all-star da NBA, Dwayne Wade, além de ser co-fundador da Wade Cellars em Napa Valley, também está presente na UC Davis – Universidade da Califórnia, trazendo habilidades únicas para ajudar o departamento a alcançar objetivos estratégicos como um novo líder.

Um dos maiores, Dwayne Wade, tem parceria com a UC Davis no concelho de pesquisas sobre vinho

 

“Estou entusiasmado em unir forças com a UC Davis para apoiar seus esforços em trazer mais diversidade para a indústria do vinho e torná-la mais exclusiva. O vinho é para todos e juntos esperamos alcançar e inspirar nossa comunidade a seguir uma carreira na indústria vinícola, criando um caminho viável para alcançar esses sonhos”, disse Wade.

Segundo a UC Davis, a experiência de Wade ajudará o departamento a se aproximar de novos públicos e gerar interesse na indústria vinícola entre uma demografia diversificada com mais jovem.

Lebron James e sua relação única com o vinho (e a tequila!)

Dono de quatro títulos da NBA e sendo o melhor jogador das quatro finais que ganhou, LeBron James, o King “revelou” o seu segredo.

King James e seu vinho diário

 

Em uma rede social ele revelou que tem um ritual noturno envolvendo assistir um filme com os filhos, jogar Madden (jogo de Futebol Americano) e bebe tequila e vinho!

Sim, segundo ele isso é um ritual diário. Isso só prova o que já sabíamos, LeBron é dos nossos. Afinal, já foi filmado chegando para um jogo com uma taça na mão e explicou: “Ouvi dizer que é bom para o coração. Ouça, estou jogando o melhor basquete da minha vida e bebendo vinho quase todos os dias”.

Vinho NBA basquete Château Saint Laurent Tony Parker