Os vinhos da icônica vinícola espanhola Vega Sicilia “fecha” o relacionamento no Brasil
Por Christian Burgos Publicado em 27/01/2023, às 16h50
Os vinhos da icônica vinícola espanhola Vega Sicilia são objeto de desejo de consumidores e colecionadores de vinhos em todo mundo. A disputa é tamanha que na Espanha, os vinhos são vendidos por alocação para consumidores, lojas e restaurantes, que a cada safra são oferecidos uma quantidade limitada de vinhos. Estar nesta lista tem tanto valor que este “direito” pode ser passado em testamento em caso de falecimento do proprietário da alocação.
Em outros países Vega Sicilia implementou sistemas comerciais tradicionais, mas com variantes. Por exemplo, há alguns anos, a vinícola decidiu não ter um único importador no Brasil e credenciou um segundo importador oficial. Naquele momento além da Mistral, a importadora Grand Cru passou a ter Vega Sicilia no seu portfólio.
No fim do ano passado Vega Sicilia avaliou que a iniciativa não funcionou como esperado e decidiu voltar a ter apenas a Mistral como importador oficial no Brasil.
Em conversa exclusiva de ADEGA com executivos de Vega Sicilia aprendemos que o regime com mais de um importador por país funciona bem em países como o México, onde um importador trabalha o on trade e o outro trabalha o off trade.
Inicialmente ter mais de um importador deu resultado em nosso país, mas depois se revelou inadequada dentro da dinâmica do mercado brasileiro. Com isso, a partir do início de 2023 a Vega Sicilia decidiu ficar apenas com a Mistral como importadora oficial no Brasil.
Veja abaixo os últimos vinhos de Vega Sicilia avaliados por ADEGA são objeto de desejo de consumidores e colecionadores de vinhos em todo mundo.