O mercado de vinhos no Brasil movimentou 438,8 milhões de litros em 2022 e fechamento foi inferior aos números de 2021
Felipe Galtaroça* Publicado em 09/02/2023, às 11h27
Com o fechamento dos dados de comercialização dos vinhos nacionais somado aos dados de importação, já apresentado, o mercado de vinhos no Brasil movimentou 438,8 milhões de litros em 2022. Este volume representa uma redução de 10% sobre o total comercializado em 2021.
Em relação a 2020, a redução foi de 12%. Na comparação com 2019, o último período que antecedeu a pandemia, o mercado apresenta alta de 14%.
O espumante nacional apresentou crescimento de 2% em 2022, enquanto os importados registram alta de 28%. Nos vinhos tranquilos, os importados apresentaram redução de 7%, enquanto o vinho de mesa brasileiro tem queda de 11% e o vinho fino nacional, de 31%.
A categoria de espumantes chegou a 17% de participação entre os vinhos finos, a melhor da categoria nos últimos anos.
Entre os vinhos finos, sem os espumantes, o nacional perdeu participação, fechando 2022 com 15%, uma redução de 5 pontos percentuais, enquanto os importados retornam aos 85%.