Programa de incentivo à reciclagem da Califórnia passa a incluir garrafas de vinho e o estado devolverá 10 centavos de dólar por vasilhame
André De Fraia Publicado em 30/09/2022, às 07h25
Ah se aquela garrafa de vinho valesse algum dinheiro! Na Califórnia, Estados Unidos, isso será uma realidade. Ou quase isso. A partir de 1 de janeiro de 2024, os vinhos, e outras bebidas como licores, passam a custar 10 centavos a mais, porém, se essa garrafa for devolvida em um centro de reciclagem esses 10 centavos - pouco mais de 54 centavos de Real – é devolvido ao consumidor.
O enófilo pode ainda fazer uma boa ação para a sociedade e colocar a garrafa vazia em pontos especiais que as cidades tratarão de reciclar e a comunidade receberá os 10 centavos do estado da Califórnia para benfeitorias locais.
A lei sancionada pelo governador Gavin Newsom é uma antiga demanda dos setores ligados ao meio-ambiente do estado californiano, porém, a própria indústria vinícola sempre foi contra devido a qualidade do vidro após reciclado. Em um interessante artigo publicado em julho, o sócio e gerente da vinícola californiana Tablas Creek, Jason Haas, apontou os problemas do vidro reciclado nos Estados Unidos e os principais motivos para essa oposição. O texto pode ser conferido na íntegra aqui em inglês aqui.
Porém, o cenário nos últimos anos melhorou muito com novas tecnologias e uma nova logística que separa o vidro dos outros materiais e toma precauções para que a garrafa não se quebre no percurso. A falta de insumo e a consequente subida nos preços também levou produtores a repensar sobre o vidro reciclado.
E o que era oposição, se tornou apoio. O projeto californiano prevê que das cerca de 1,2 bilhão de garrafas vendidas anualmente na Califórnia, mais de 70% sejam recicladas, hoje o número está na casa dos 30%. Os californianos estão acostumados com esse processo de devolução do dinheiro após a compra para a reciclagem, a lei nasceu em 1986 e abrange a grande maioria dos produtos consumidos no estado.