Em expansão internacional, Miolo compra vinícola na Argentina

Com a aquisição da Bodega Renacer, grupo brasileiro chega ao 5º terroir

Redação Publicado em 16/12/2024, às 07h02

Bodega Renacer foi fundada por Patricio Reich em 2003 - Divulgação | Grupo Miolo

Em expansão internacional, o grupo Miolo comprou a Bodega Renacer, que fica na cidade de Luján de Cuyo, a cerca de 20 km de Mendoza, na Argentina. Com a aquisição da vinícola, a empresa brasileira chega ao 5º terroir produtivo e à primeira atuação fora do Brasil. A operação comercial foi anunciada na quinta-feira (12.dez.2024).

Localizada na primeira Denominação de Origem argentina, a vinícola fica aos pés da Cordilheira dos Andes, em uma propriedade com 30 hectares de vinhedos – alguns com mais de 70 anos, segundo a Miolo. Construída em 2003 pelo chileno Patricio Reich, a Bodega Renacer tem certificação de vinhas biológicas desde 2021.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Paralelamente à produção de vinhos, a aquisição também representa uma expansão nas atividades de enoturismo do grupo, ao oferecer diversas experiências como visitas, degustações, piqueniques e passeios pelos vinhedos. No campo da gastronomia, o Restaurante Renacer aparece no Guia Michelin 2024.

“É um passo importante na internacionalização da empresa e na expansão de um novo terroir. Por meio da compra, também mantemos viva a nossa essência de viticultores ‘desbravadores’, que tem origem em 1897, quando Giuseppe Miolo (italiano) chegou ao Brasil”, afirmou Adriano Miolo, diretor-superintendente do Miolo Wine Group.

LEIA TAMBÉM: Descubra quais vinhos harmonizam com a parrillada argentina

Até então, o grupo atuava apenas em território nacional, com presença em quatro localidades: em Candiota (RS), com a Vinícola Seival; em Casa Nova (BA), com a Vinícola Terranova; e em Santana do Livramento (RS), com a Vinícola Almadén. Além da própria Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Com uma produção de aproximadamente 2 milhões de garrafas, a Bodega Renacer é conhecida por produzir tanto vinhos varietais quanto blends – presentes em mais de 40 países atualmente. O Guia Descorchados 2024 degustou seis rótulos da vinícola, que receberam de 90 a 94 pontos. Confira abaixo: