Produtor não aguardou as degustações para profissionais que costumam dar início à campanha
Redação Publicado em 02/04/2014, às 12h11 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
A campanha En Primeur (venda antecipada) de Bordeaux teve um início inesperado às oito da manhã, horário local francês, no dia 26 de março, quando o Château Pontet Canet lançou seu novo exemplar, da safra 2013, à venda. “Foi definitivamente uma surpresa”, disse o CEO da Maison Schröder & Schyler, Yann Schyler.
O preço das garrafas 2013 En Primeur é de 60 euros, o mesmo valor cobrado em 2012. De acordo com a gerente do Château Pontet Canet, Melanie Tesseron, esse preço reflete sua confiança na safra. “Essa parecia a atitude certa a ser tomada por nós, mas claro, é sempre algo arriscado”, afirmou.
As degustações que dão início à campanha En Primeur começaram nesta quarta-feira, 2 de abril, organizadas pela Union des Grands Crus de Bordeaux (UGC). Através delas, jornalistas e membros do comércio de vinhos poderão avaliar as amostras inscritas da safra 2013 e os preços começam a ser definidos a partir dessas avaliações.
Diante de uma safra complicada como 2013, esperava-se que os preços baixassem. No entanto, depois da atitude do Pontet Canet, os comerciantes temem que outros sigam seu exemplo e não diminuam os preços em relação a 2012. Segundo, Alain Raynaud, presidente do Grand Cercle de Bordeaux, a atitude de Pontet Canet pode ter sido boa para ele, mas ruim para a coletividade. "É da natureza humana tentar conservar os preços, mas os vinhos sobrevalorizados precisam baixar 30% para serem interessantes, e a preocupação é que Pontet tenha dado um sinal completamente errado para os outros Châteaux. A contaminação pode se espalhar rápido em Bordeaux", disse.