Donos de Châteaux ficaram reticentes diante do projeto do filme Red Obsession, que tem Russell Crowe como narrador
Redação Publicado em 26/09/2013, às 18h03 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
Durante 14 meses, no período de lançamento das safras 2009 e 2011 de Bordeaux, os produtores do filme Red Obsession (Obsessão Vermelha) gravaram as cenas do documentário que mostra a relação do mercado chinês com os produtores bordaleses.
Ele é narrado pelo ator Russell Crowe e mostra entrevistas com alguns dos principais Châteaux da região sobre o consumo na China. Apesar da produção digna de Hollywood, Warwick Ross, produtor do filme, diz que os produtores foram relutantes em conceder as entrevistas.
“Latour foi muito difícil. Outros tenderam a ser ‘escorregadios’, muito profissionais e muito chatos no primeiro encontro. Somente depois de entrevistarmos duas ou três vezes que relaxaram para nos contar o que queríamos”, disse Ross. Segundo ele, esse comportamento se deveu à lembrança que eles tinham do documentário Mondovino, que não deixou boas impressões na região. “Eles achavam que era um Mondovino parte 2”, conta.
Por fim, o filme Red Obsession apresenta figuras emblemáticas de Bordeaux como Paul Pontalier, do Château Margaux, e Christian Moueix, do Château Pétrus, além de um bilionário chinês que se tornou colecionador de vinhos. Ele foi escolhido como um dos melhores longas-metragens do Festival Internacional da Uva e do Vinho Oenovideo 2013 e agora está sendo lançado na Austrália e Estados Unidos, em poucos lugares.