Priorat ou Priorato, não importa a grafia, importa conhecer os vinhos tintos elegantes dessa região espanhola
Silvia Mascella Publicado em 08/05/2024, às 08h00
Os grandes vinhos dessa região da Catalunha, na província de Tarragona, conhecida como Priorat (ou Priorato) chegaram ao Brasil há pouco mais de uma década. Pareciam um segredo bem guardado pelos espanhóis (e era). Na verdade, os vinhos dessa zona são feitos há séculos, mas decaíram com o passar do tempo. Mesmo na Espanha só alcançaram notoriedade no final da década dos anos 1990, com o trabalho de um grupo de cinco vinhateiros inovadores.
É uma dessas histórias deliciosas da moderna vitivinicultura que é melhor apreciada junto de uma garrafa do vinho que deu origem à ela. Você pode ler essa história no link abaixo.
LEIA TAMBÉM: A explosão do Priorat
As uvas principais são a Garnacha e a Cariñena (na França, elas são conhecidas como Grenache e a Carignan), mas o solo particular da região e o clima de verões longos e quentes muda tudo quando as uvas são vinificadas. E como é uma zona quente, a Syrah muitas vezes mostra as caras nos blends, junto da Cabernet e da Merlot. Há brancos também na região, com interessantes composições de uvas francesas e espanholas, como a Garnacha Blanca, Macabeo, Pedro Ximenez e a Marssanne e Rousanne.
Em pouco mais de 30 anos de renovação dessa zona de produção, mais de 50 vinícolas já estão trabalhando por lá. E entre os dias 22 e 24 de novembro deste ano, a região dá início a um evento (que deverá ser semestral), para celebrar e conectar o vinho, o enoturismo e a cultura local de maneira sustentável. É o ‘Temps de Priorat Enoturisme’, que vai coincidir com o final da safra das uvas e com a início da temporada do ‘azeite jovem’, outro produto ícone da região. Caso esteja na Espanha nessa época, acesse as informações em prioratenomoturisme.com para participar. Veja abaixo os excelentes vinhos dessa zona degustados por ADEGA: