Site faz lista dos vinhos com designs mais excêntricos no mercado
Redação Publicado em 05/11/2014, às 15h36 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
No mês de outubro do ano passado (2013), a arquiteta iraquiana Zaha Hedid desenhou uma garrafa de vinho em formato de uma lágrima. O projeto foi especialmente destinado para o produtor austríaco Leo Hillinger para o seu vinho Icon Hill 2009, do qual foram somente produzidas 999 unidades. Além disso, a garrafa parece ter sido inspirada no mundo dos perfumes e fragrâncias.
A agência Reverse Innovation criou um jeito muito interessante para mesclar uma bolsa de vinhos com o próprio vinho. Premiado no The Dieline Awards 2014, o projeto apresenta traços contemporâneos e elegantes que combinam com o vinho para o qual foi idealizado, o Rosso Del Vigneto Nuovo.
O produtor californiano Truett-Hurst lançou a primeira linha de vinhos do mundo em garrafas quadradas. Chamado de Califórnia Square, o trio de garrafas foi projetado pelo designer Kevin Shaw e apresenta, além do formato quadrado, desenhos retrôs nos rótulos, que remetem ao estilo antigo das garrafas de destilados.
Uma agência de publicidade da Lituânia lançou em abril deste ano uma lata de tinta especial para armazenar vinho tinto. O projeto é inspirado no fato que o vinho tinto pode manchar de roxo os dentes do consumidor, e por isso, vem com uma tabela atrás que indica a cor que o seu dente ficará dependendo de quantos copos você toma. Segundo a agência, o produto foi um sucesso instatâneo e o interior da lata é revestido de plástico, de forma a não interferir no gosto do vinho.
Em julho, o presidente da Alessi, uma marca de aparatos de cozinha, fez sua estreia no mundo do vinho com um trio de garrafas cônicas inspirada em desenhos de Leonardo da Vinci. Batizado de Leo, o projeto também foi inspirado em frascos usados nos laboratórios. O idealizador do projeto tem como intenção que as garrafas sejam guardadas e reutilizadas como vasos, decanters e até pedestais para vela.
O Union Wine Company, produtor do Oregon, causou polêmica ao lançar uma lata de vinho da variedade Pinot Noir. As latas, com formato tradicional de latas de cerveja, foram á venda esse ano por US$ 5,00 cada. O objetivo do projeto, segundo os criadores, é “popularizar” a cultura do vinho, além de também poupar gastos com embalagens.
Em novembro de 2011, foi feita a primeira garrafa de vinho composta inteiramente de papel reciclado. Com objetivos ecológicos, o projeto foi lançado pela marca Paperboy em parceria com o produtor Truett-Hurst, da Califórnia. A garrafa conta ainda com desenhos retrôs coloridos.
A famosa marca de Champagne Veuve Clicquot também mostrou muita inovação no campo do design. Criadas pelo designer francês Cédric Ragot, as garrafas têm as superfícies feitas de amido de batata e papel reciclado biodegradável. O projeto conta ainda com um suporte para servir, além de não ser mais caro do que a garrafa normal.
A marca Sueca Vernissage começou a vender seus vinhos dentro de bolsas de designers famosos. Batizadas de “Bag-in-Bag”, as bolsas foram inicialmente vendidas em trios e custam cerca de £25.99 (R$ 104). Foram especialmente escolhidas para as bolsas as variedades Syrah, Cabernet Sauvignon, Viognier, Chardonnay e Syrah rose.
Criadas pelos designers russos Constantin Bolimond and Dmitry Patsukevich, as garrafas foram inspiradas nos visuais do casal mais famoso da TV animada, Homer e Marge Simpson. Os criadores do projeto também se inspiraram no estilo do pintor escocês Piet Mondrian, que usava uma paleta de cores composta de branco, preto e das três cores primárias. O design do vinho pode causar um pouco de surpresa aos amantes do programa, já que Homer é mais conhecido por gostar da cerveja Duff.