Consumidores com maior probabilidade de reduzir o consumo de álcool é a geração Y, aqueles com até 40 anos de idade
Redação Publicado em 04/02/2022, às 18h00
A tendência é moderação suave ao longo de toda a vida e não viver de altos e baixos
Em um relatório da CEO da Wine Intelligence, Lulie Halstead, ao considerar os dados encomendados pela Vinexposium antes de sua feira de Paris, foi revelado que a tendência de reduzir o consumo de álcool era forte entre os bebedores de vinho, especialmente aqueles com idade entre 18 e 34 anos.
Usando pesquisas de consumo conduzidas durante 2019 e 2020, apontou-se que globalmente, 39% dos consumidores estão dizendo ‘eu estou moderando’, tendo pesquisado consumidores regulares de vinho na Austrália, Bélgica, Canadá, Irlanda, Japão, Holanda, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Consumidores “regulares” são os que bebem vinho pelo menos uma vez por mês.
“Isso pode significar beber menos álcool em certas ocasiões, ou reduzir a potência, ou escolher não beber em algumas ocasiões”, aponta Halstead. Ela também disse que “novas evidências coletadas durante os últimos meses” mostraram que alguns consumidores estavam “trocando”, o que significava alternar entre álcool e bebidas não alcoólicas durante uma ocasião, como de uma taça de vinho para água tônica, e depois de volta, ou escolher criar sua própria bebida mista para reduzir o teor de álcool.
Nos Estados Unidos, “30% dos bebedores regulares de vinho dizem que ‘definitivamente prefeririam comprar uma garrafa de Champagne com níveis de álcool mais baixos; inferior a 10% ABV’– então a ideia é para redução, ao invés de abstinência”.
A tendência agora parece ser “moderar-se de forma mais suave ao longo de toda a vida, em vez de grandes altos e baixos”.
Quanto aos tipos de consumidores com maior probabilidade de reduzir o consumo de álcool, Halstead disse que “a geração Y, aqueles com até 40 anos de idade, são os moderadores mais fortes”. “A geração Z, aqueles com idade legal para beber até 24 anos, foi a faixa etária em que vimos as mudanças mais significativas no consumo de álcool. Essa faixa etária normalmente consome álcool durante a socialização e, como a oportunidade de socialização caiu [devido à pandemia], eles não têm conseguido consumir; seus padrões de consumo são muito mais voláteis,” diz.
“Já a Geração X, boomers e idosos estão, felizmente para a indústria, ainda apreciando o vinho, com grande parte do volume vindo dos com mais de 55 anos”. No entanto, em conclusão, ela observou que “os consumidores estão cada vez mais pensando sobre o consumo de álcool – eles estão pensando em maneiras diferentes de controlar ou moderar o que bebem”.
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