A inciativa é uma parceria da Consevitis-RS e APEXBrasil e tem como objetivo viabilizar negócios internacionais para produtores brasileiros
Redação Publicado em 10/08/2023, às 11h24
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está promovendo rodada de négocios entre compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva com produtores brasileiros.
Chamado de Projeto Comprador, a iniciativa facilita a interação entre os mercados e tem como objetivo viabilizar negócios internacionais e, consequentemente, o fechamento de parcerias entre produtores e compradores.
“Em 2022, esse mesmo projeto gerou uma perspectiva de negócios de USD 205 mil e perspectivas de USD 711 mil em negócios internacionais para os 12 meses seguintes”, salienta o gerente de Promoção para Mercado Internacional do Consevitis-RS, Rafael Romagna. Em 2022, a ação promocional contou com a participação de 19 vinícolas. A meta para esta edição é chegar a 30 empresas.
De janeiro a maio de 2023, as vinícolas brasileiras exportaram USD FOB 6.772.211,00, o que representa um crescimento de 6,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os principais destinos foram Uruguai, Estados Unidos, Paraguai e China. Já em 2022, o setor bateu recorde em relação a ações promocionais executadas pelo projeto e, consequentemente, a valor exportado. Foram comercializados USD 13,6 milhões, um incremento de 10,5% em relação a 2021.