Evento acontecerá em Düsseldorf, na Alemanha, durante os dias 16, 17 e 18 de março
Redação Publicado em 14/11/2024, às 09h55
Graças aos diferentes climas e condições naturais dos vinhedos, surgiu um dos principais conceitos por trás dos vinhos atuais: o terroir – um termo francês que engloba a complexa interação entre o meio-ambiente e o sabor dos vinhos. Alguns fatores já são bem conhecidos, como a temperatura, a precipitação e o solo. Porém, o vento talvez tenha a influência menos compreendida e, por isso, será abordado na ProWein 2025.
Atualmente, a indústria sabe que esse fator funciona como uma espada de dois gumes. Por um lado, pode servir como um “ar-condicionado natural” e ajudar no resfriamento e na manutenção do tempo ameno em algumas regiões da Califórnia, África do Sul e Austrália, por exemplo. Algo ainda mais relevante diante do aquecimento global.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Por outro lado, os ventos podem ser uma força destrutiva. A uva Syrah é cultivada nessas mesmas três regiões e os respectivos brotos podem ser facilmente quebrados com rajadas fortes. Os prejuízos causados por tempestades na Áustria e no norte da Itália, em setembro deste ano (2024), ilustram parte desse efeito adverso.
Um exemplo de quem está aproveitando as consequências positivas dessa influência, e de maneira especialmente intensa, pode ser encontrado no Chile. Dentre as centenas de vinhedos do país, um está localizado a apenas 11 km do Oceano Pacífico, onde os ventos são considerados fortes demais para a viticultura.
LEIA TAMBÉM: Messe Düsseldorf lança plataforma de hotéis para ProWein 2025
Outra dinâmica verificada diz respeito à expansão da viticultura para o norte da Europa, a fim de aproveitar as mudanças produzidas pelo aquecimento global. Essa nova fronteira, mais próxima do Mar do Norte e do Mar Báltico, está também mais exposta aos ventos. Até na ilha alemã de Sylt já são produzidos vinhos.
Ou seja, trata-se de um fator cuja importância é crescente e que impacta, diretamente, algumas das tendências do mundo vinícola. Em tema correlacionado, os efeitos das alterações climáticas nas uvas também devem ser abordados durante a ProWein 2025. O evento será realizado em Düsseldorf, na Alemanha, nos dias 16, 17 e 18 de março.