Cabernet, Carménère, Merlot e Chardonnay são ótimas, mas já pensou em degustar um Saperavi, Prensal ou Refosco?
André De Fraia Publicado em 12/08/2021, às 14h38
Saperavi, uma das uvas que você tem que experimentar
São inúmeras castas no mundo – não há um consenso, mas especialistas divergem entre 3 mil e 12 mil! – por que então ficar nas mesmas?
Há ótimas opções no mercado de uvas diferentes e ADEGA separou algumas delas para que você possa variar nas escolhas:
Para começar um vinho que nasceu no mesmo local da uva! A casta Nerello Mascalese assim como o Alta Mora Guardiola nasceram aos pés do vulcão Etna na ilha italiana da Sicília.
Outro que vem de uma ilha! Esse da espanhola Mallorca é um 100% Prensal, casta que nasceu ali mesmo nas Ilhas Baleares.
Na falta de uma, duas uvas diferentonas, Mavrodaphne e Mavri Corithiaki, que pelos nomes você já deve ter matado, assim como o vinho, elas também são gregas.
Esse vinho é um 100% Refosco, uva que pertence à uma das famílias mais antigas ainda existentes. É famosa por dar vinhos encorpados e cheio de frutas vermelhas.
Esse é um tinto - sim, tinto - 100% Trousseau, uva que nasceu ali mesmo na região de Jura na França. Porém foi em Portugal, na região do Douro, é que ela ficou realmente conhecida, por lá, no entanto, ela é chamada de Bastardo.
Quando pensamos na região espanhola de Bierzo a primeira uva que vem na cabeça é a Mencía - temos - depois a Garnacha - temos! Agora o complemento desse vinho é que é diferente, Sousón! Também conhecida como Sousão e Sezão, ela é uma casta portuguesa muito utilizada no Vinho do Porto. Ela é a responsável pelos toques rústicos e profundos desse vinho.
Esse vinho é produzido com duas castas com histórias muito interessantes. A Negramoll - muito utilizada na Ilha da Madeira com o nome Negra Mole - pela sua ascendência, ela é um cruzamento natural de Pinot Noir e Grenache. E a Listán Negro pela sua descendência, foi a partir dela que a uva Missão, tambpem conhecida como País e Criolla Chica se dispersou pelas Américas.
Esse é um blend de 50% Sauvignon Blanc - não estamos interessados - 35% Sémillon - legal, mas não agora - e Grüner Veltliner! Essa sim nos interessa! Uva "austríaca" que nasceu muito antes da Áustria em si! Estudos mostram que a Grüner Veltliner data dos tempos romanos!
Esse é um 100% Bobal. Uva que além de gerar piadinhas e trocadilhos, é famosa na região de Utiel-Requena na Espanha por produzir vinhos intensos. É uma das mais antigas da Espanha, sua primeira descrição foi feita no século 15!
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui