Resíduo do vinho vira biocombustível

Pesquisadores australianos desenvolvem técnica que transforma resíduo de vinícolas em compostos que podem virar biocombustíveis

Redação Publicado em 29/09/2014, às 16h31 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04

Resíduo do processamento das uvas

Avinash Karpe, um estudante PhD da Swinburne University of Technology em Melbourne, desenvolveu um método capaz de criar etanol e outros biocombustíveis a partir de um fungo que pode decompor as moléculas residuais do processamento do vinho. “Muitos fungos são conhecidos por degradar esse tipo de resíduo induzindo a produção de enzimas”, declarou o estudante.

Avinash realizou uma série de experimentos para chegar ao melhor método de se fazer a decomposição. Ao final dos testes, ele descobriu que um pré-tratamento com calor ajudava a quebrar as biomoléculas do resíduo. Segundo o professor Enzo Palombo, Chefe do Departamento de Química e Biotecnologia da Universidade de Swinburne, o método foi apenas demonstrado em laboratório, mas em breve poderá ser utilizado em escala industrial.

A Austrália é o sexto maior produtor de vinhos do mundo, com aproximadamente 1.75 milhões de toneladas de uva processadas todo ano. 

Vinho Biocombustível Resíduo