Desenho foi considerado um "insulto à profissão" pela polícia francesa
Redação Publicado em 06/02/2022, às 13h00
Gérard Descrambe e seu rótulo com a garrafa com o desenho de Charb
Gérard Descrambe, fã de longa data da publicação semanal satírica francesa Charlie Hebdo, vem apresentando desenhos de “Charb” (ex-cartunista da revista) e outros colaboradores desde 1991 em alguns rótulos de seus vinhos. Recentemente, porém, ele estampou um desenho de Charb de um policial bêbado com um nariz vermelho dizendo “o parceiro dos meus erros” no rótulo do seu Château Renaissance. E isso irritou a polícia francesa.
“Isso é um insulto à profissão. Nós também somos Charlie [referindo-se às expressões de solidariedade para com os membros da equipe editorial, incluindo Charb, assassinado em um ataque terrorista à sede do jornal em 2015], também temos senso de humor. Isso não tem nada a ver com o desenho de Charb. Mas os policiais são atacados e ameaçados o suficiente sem a implicação de que estão cometendo erros porque são alcoólatras”, apontou a polícia em suas redes sociais.
Descrambe, por sua vez, disse: “Sim, não é politicamente correto, mas não é malicioso. Talvez eles não tenham nada melhor para fazer”.
No post, a polícia também exigiu comentários da rede de supermercados Carrefour, onde o vinho está sendo vendido, que respondeu pedindo a localização precisa da loja. Um movimento que, por si só, provocou gritos contra a censura.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui