Rótulo da Hungria desbanca Borgonha e tem o preço mais alto em seu lançamento
Redação Publicado em 14/07/2019, às 19h30 - Atualizado às 19h48
Há vinhos raros e prestigiados que, no seu lançamento, já saem ao mercado com valores exorbitantes. O Romanée-Conti é um clássico exemplo. No entanto, este ícone da Borgonha parece não ser páreo para um lançamento da Hungria. Recentemente, a Royal Tokaji lançou um Tokaji Essencia 2008 com preço de partida de 35 mil euros, tido como o maior valor de um vinho em seu lançamento.
O alto preço deriva do custo de produção e da escassez. Para produzir uma magnum usa-se mais de 180 quilos de uvas, sendo que cada grão deve ser colhido à mão. Lembrando que todos precisam ser atacados pelo fungo botrytis cinerea – a podridão nobre. Sendo assim, apenas 18 garrafas desta safra de 2008 chegarão aos compradores.
Veja também:
+ Os 50 vinhos mais caros do mundo
+ Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
+ Romanée: a garrafa de vinho mais cara da história
“Tudo o que fizemos desde 1990 foi em busca de devolver o vinho ao seu lugar de direito. No início do século XXI, Tokaji Aszú foi mais uma vez o vinho mais caro do mundo. Isso realmente é dizer ao mundo com muita confiança: ‘Tokaji está de volta’”, afirmou Charlie Mount, diretor da Royal Tokaji.