Iniciativa de viticultores do condado de Sonoma testa novas tecnologias e práticas ecológicas em parceria com produtores locais
Redação Publicado em 27/09/2024, às 07h36
O futuro do cultivo de uvas está sendo moldado por tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis e claro, o trabalho humano. A Sonoma County Winegrowers lançou a "Iniciativa Fazenda do Futuro", visando testar novas tecnologias em parceria com produtores locais.
Localizada na Califórnia, berço da alta tecnologia dos Estados Unidos, Sonoma é uma das mais tradicionais regiões vitivinícolas do mundo e apenas no ano passado, o valor das uvas viníferas do condado foi de US$ 716,8 milhões (R$ 3,9 bilhões), o que reforça a importância de investir em inovação para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Três tecnologias foram recentemente testadas nos vinhedos da região: o Sistema de Controle Inteligente de Pulverização, do fabricante de tratores John Deere, que utiliza o Lidar (Detecção de Luz e Alcance, na sigla em inglês) para ajustar automaticamente a pulverização de acordo com a densidade da folhagem, o que por ora, resulta em uma economia de 30% no uso de produtos.
Também foi empregado o Sistema de Monitoramento de Carbono Arbiter, da Agrology, que monitora o sequestro de carbono no solo e melhorou a capacidade de retenção de água e a saúde do solo.
LEIA TAMBÉM: Sonoma ganha nova região vinícola, confira
Por fim, o Processo de Mapeamento de Solo SoilOptix, da Wilbur-Ellis, que analisa a variabilidade do solo para aplicar correções específicas, aumentando a matéria orgânica e a capacidade de retenção de água.
Além disso, a Sonoma County Winegrowers está investindo na formação dos trabalhadores de vinhedos com a Academia de Liderança da Fundación de la Voz de los Viñedos. O programa aborda temas como finanças, recursos humanos e apreciação de vinhos, preparando os trabalhadores para assumirem posições de liderança no futuro. A iniciativa visa fortalecer a comunidade agrícola local e garantir a sustentabilidade social das vinícolas.