Redação Publicado em 28/07/2020, às 12h00 - Atualizado às 10h55
Um tênis de corrida feito de vinho, podemos dizer assim, está prestes a chegar ao mercado. A empresa holandesa Mercer Amsterdam fez os calçados em colaboração com a Vegea, italiana que produz couro com os restos de resíduos da produção de vinho, principalmente as sementes e fibras de uva, produto lançado em 2017, em Milão.
Os novos tênis são chamados W3RD Wine Pack e serão vendidos por cerca de 250 euros, como parte da coleção do verão 2021 da Mercer, em dezembro próximo.
Além do couro de vinho, os calçados incluem algumas malhas feitas de sobras de garrafas PET, e a sola é feita de algas marinhas.
Segundo a empresa, o couro do vinho é macio, estável, 100% sustentável e pode ser reciclado, sem nenhum produto animal utilizado na confecção. A ideia é aumentar a gama de produtos e acessórios.
A Vegea afirma que, de 26 bilhões de litros de vinho produzidos anualmente, cerca de sete bilhões de quilos de bagaço de uva são gerados, o que daria para produzir três bilhões de metros quadrados de couro de vinho.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui