“Uma taça de vinho todos os dias”, diz freira com 117 anos

Freira de 117 anos é a pessoa mais velha da Europa e acaba de se curar da Covid-19

André De Fraia Publicado em 12/02/2021, às 15h00 - Atualizado em 28/02/2021, às 08h30

A freira francesa Irmã André, nascida Lucille Randon em 1904, acaba de completar 117 anos e é a pessoa registrada mais velha da Europa. Ela mora em Toulon no sul da França em uma casa de repouso com outros 87 residentes. Recentemente 81 deles pegaram covid-19, incluindo a Irmã André, dez morreram.

Ela, curada da doença, comemorou seus 117 anos com um belo jantar e disse que sua comida preferida é lagosta e que bebe “um pequeno copo de vinho todos os dias”. Irmã André passou por duas guerras mundiais e está vivendo a segunda pandemia – a primeira foi de Gripe espanhola.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

E apesar de estar em uma cadeira de roda e cega, disse que não teve medo da doença:  "não estava com medo de morrer. Estou feliz por estar aqui com vocês, mas gostaria de estar em outro lugar - juntar-me ao meu irmão mais velho, ao meu avô e à minha avó".

O vinho é reconhecido por ter inúmeras propriedades que fazem bem à saúde, principalmente quando bebido moderadamente. A ADEGA tem uma seção especial sobre o assunto, clique aqui e saiba tudo sobre Vinho & Saúde.

França Vinho e Saúde Comemoração Morte Covid-19 longevidade cura lagosta vinho diário propriedades do vinho. Irmã André pessoa mais velha da Europa freira francesa 117 anos casa de repouso cadeira de rodas cegueira Gripe espanhola Toulon guerras mundiais