Cada signo tem um estilo, cruzando perfis e vinhos, é possível encontrar um vinho para signo
Marcelo Copello Publicado em 04/08/2022, às 07h20
Levante a mão quem, mesmo considerando-se um cético completo, nunca deu uma espiadela - escondida ou não - na previsão do zodíaco para seu signo.
Levar em conta aquelas palavras, muitas vezes enigmáticas, e deixar que influenciem o seu cotidiano, já é outra história. No entanto, a verdade é que, mesmo descrente, não há quem não saiba qual o seu signo.
Quando se trata de astrologia, a verdade é que a questão não está em acreditar ou não nas "previsões", mas em aprender. Astrologia e vinho são linguagens a serem exercitadas e degustadas.
Astrologia não é uma crença, mas um campo de conhecimento que, há seis mil anos, estuda a influência dos astros no curso dos acontecimentos terrestres.
A Maria Eugênia de Castro, autora de O livro dos signos, diz que a astrologia "não tem pretensão de oferecer todas as respostas, nem tentar explicar todos os eventos, mas orgulha-se de reunir um dos maiores acervos de autoconhecimento de que o homem dispõe para melhorar sua qualidade de vida".
Ninguém se reduz a um signo, cada ser humano é único.
Os 12 signos do zodíaco devem ser encarados como 12 arquétipos, 12 modelos, que oferecem uma base descritiva de personalidades e um campo para autoconhecimento.
Todos temos estes 12 arquétipos em nosso mapa astral, logo podemos nos identificar com as qualidades ou defeitos dessa dúzia de padrões. O somatório das características de cada signo forma o que seria o indivíduo completo, possuidor de um rico acervo das infindáveis possibilidades humanas.
Antes de pensar em "qual é meu signo?" e “que vinho devo tomar?” é importante saber que temos um pouco dos 12 signos em nós e podemos desenvolver todas as qualidades descritas. Ou seja, não é má ideia se deleitar com os 12 vinhos propostos.
O primeiro signo do zodíaco é o da força iniciadora, que irá "puxar" os outros signos. Sua missão é encorajar a humanidade a vencer a inércia, fazer as coisas acontecerem. Este é um signo de sol, força, coragem, ousadia, poder, ação, potência, vitalidade, dinamismo empreendedor, iniciativa, competição, energia, espontaneidade e franqueza. O amor de Áries é à primeira vista, é "amo ou odeio", é "gosto ou não gosto". O ariano típico pode também ser impaciente, não sabe esperar, e de uma franqueza quase rude.
O primeiro vinho que vem à mente para retratar a força ariana foi um Amarone, por ser o epítome da concentração. O Amarone traz, contudo, um quê de tradição, nobreza, complexidade, e envelhece longamente. Optamos então por uma escolha muito mais adequada, um "Malbecão", daqueles de cortar com faca. Uma força com toque de rudeza, com a impaciência dos vinhos para serem bebidos jovens que, de tão forte causa reações opostas que vão do "não consigo beber" até "melhor vinho que já provei":
Uma das melhores expressões do Malbec no Vale do Uco, é um vinho untuoso com final de boca macio e longo.
Este signo é puro Dionísio. O taurino tem, no prazer sensorial, uma necessidade fundamental. Cheira, prova, toca, vê e escuta de maneira apaixonada, com sentidos apurados e bom gosto. Cultua a beleza estética, os prazeres da vida, o conforto e o luxo, colocando paixão em tudo o que faz. Este signo, no tato, prefere o suave, o macio e o aveludado. No paladar, a intensidade e o requinte da altagastronomia. E, no olfato, os perfumes caros e sofisticados, com muitos florais e especiarias. Touro é sensualidade e hedonismo.
A escolha de um vinho que representasse este signo é imediata. O conforto que a maciez untuosa dá ao palato, a textura acetinada, a intensidade dos aromas, quase um perfume, muito floral, chique, requintado e hedonista nos leva direto à uva aromática Gewürztraminer, com seus típicos aromas de rosas e lichias, e com textura suave.
Fragrante e de boa tipicidade, sua acidez desempenha um papel importante, proporcionando tensão e frescor ao conjunto, além de deliciosa textura e final longo, com toques salinos e de toranja.
Gêmeos é o signo da fraternidade, jovialidade, sociabilidade, versatilidade e dualidade. O geminiano sabe que somos, ao mesmo tempo, ying e yang, masculino e feminino, racionais e irracionais, sábios e ignorantes. Este signo prima pela natureza inquieta, espirituosidade cosmopolita, borbulhante curiosidade, sempre antenado em busca de novidades. Relaciona-se com facilidade, gosta de flertar com todos, com leveza, bom humor, fair play e joie de vivre. Não gosta de amores passionais nem de ciúmes. Às vezes, pode cair na futilidade, falsidade e infidelidade.
Uma escolha quase óbvia: Champagne! Que vinho melhor representa a alegria de viver, que equilibra a dualidade de uvas brancas e tintas, que traz jovialidade e que se presta como nenhum outro a sociabilidade, além de ser o campeão de versatilidade na hora da harmonização (se relaciona bem com todos os pratos, da entrada até a sobremesa)? Champagne traz também a inquietude como uma de suas qualidades intrínsecas ao, literalmente, borbulhar. Assim, como o signo de gêmeos, os Champagnes também são associados freqüentemente à futilidade e sofrem com muitas imitações (e até falsificações) mundo afora.
O Yellow Label expressa a qualidade e estilo da Maison Veuve Clicquot, recriado todos os anos e apoiado na excelência e busca pela perfeição regidos pelo lema de Madame Clicquot: "Uma só qualidade, a primeiríssima".
Câncer é o arquétipo do sentimento materno e tudo o que isso representa em um sentido mais amplo. O canceriano se liga a casa, à pátria, ao passado. Faz coleções (quem sabe não guarda rolhas ou rótulos?). É cauteloso e terno, com uma sensibilidade intuitiva muito aguçada e sabe "mimar" seus amigos, família e amores. Gosta da social que uma boa refeição (regada a vinho) proporciona, seja para fechar negócios, seja para celebrações com a família ou amigos. É criativo, generoso e hospitaleiro.
O vinho canceriano precisa ser clássico e evocar a tradição, o lar, as refeições em família e ser uma compra garantida. Um vinho gastronômico, acolhedor, que agradará a todos. Nossa sugestão é um Chianti, acompanhando uma boa refeição, servido em doses generosas, quem sabe uma garrafa magnum, pois bebida não pode faltar!
Esse 100% Sangiovese tem estágio de 15 meses em carvalho, 3 meses em tanques de cimento e 1 ano em garrafa, com a assinatura Cecchi.
O rei da selva é um bom símbolo para este signo de força e realeza. Se Áries era a força iniciadora, o sol nascente, Leão é o sol do meio dia, a força plena, enriquecida por ares de nobreza soberana, imponente e orgulhosa. Ele representa também a auto-estima, autoridade do comando, presença marcante, aparência física bem cuidada, gosto por jogos e competições, por grifes e pelo "que há de melhor" - não admite mediocridades. Para o leonino, viver é sinônimo de amar e amar é alegria e não sofrimento. Eles vivem em busca de seu grande amor, com se fosse o Santo Graal. Difícil achar um leonino solitário. Estará sempre casado ou vivendo algum caso, talvez secreto...
Não é fácil representar um signo assim sintetizando tudo em um vinho só. Um que una plena força à realeza, certo luxo, elegância, competitividade (com muitos pontos de Parker) e que seja "casadoiro" e gastronômico. Uma primeira opção que surgiu foi um Bordeaux Grand Cru Classé que, como arquétipo, representa o "rei dos vinhos". Mas temos que admitir que hoje, para falar em plena força aliada à nobreza e casamento gastronômico, é mais indicado ir à Espanha e, mais especificamente, a uma região tradicional como a Rioja. O escolhido é um sol do meio dia, um verdadeiro soberano.
Um blend bibrante de Tempranillo, Garnacha, Graciano e Viura, com estágio de 12 meses em barricas e em tonéis de 5.000 litros de carvalho francês.
Virgem simboliza a integração do indivíduo, o aprimoramento pessoal, a busca da perfeição e a ordenação das experiências trazidas pelos cinco signos anteriores. Virgem é um signo de terra, de realidade, prático, bem resolvido materialmente, altamente exigente, metódico, trabalhador excelente e incansável, independente (nem sempre são empregados dóceis), que constrói dia a dia sua escalada, capaz de grande concentração, sempre em busca da evolução, do progresso. Não é de demonstrar amor e carinho de forma efusiva, às vezes sendo um pouco fechado. Mas é capaz de amar de forma profunda e duradoura, para toda a vida. O Brasil, "nascido" em 7 de setembro, é Virgem, e seu lema "Ordem e Progresso" sintetiza este signo.
Um vinho para toda a vida, sério, "de compromisso", para longa guarda e com grande capacidade de evolução, que, por vezes, chega à perfeição e à nota 100. Fruto do trabalho incansável na terra, de grande concentração, por vezes fechado por anos até se abrir, de forma profunda e duradoura... um Porto Vintage!
Fundada em 1588, a Croft coloca toda sua experiência nesse Porto Vintage.
O sétimo signo, início da segunda metade do zodíaco, também é o do início da maturidade, quando passamos a pensar e a viver no plural, como "nós". Libra é o signo das diversas modalidades de relacionamento interpessoal, do casamento, e está direcionado para seu par - marido, esposa, sócio etc. Suas cores são suaves, semitons. Busca e exige equilíbrio, beleza estética, sabe da importância do fator tempo e sabe respeitá-lo. Sabe que o casamento ideal só acontece no momento certo, quando atingimos o estágio de ser inteiro. O libriano gosta de gente, de conversa, de convívio, é vaidoso, sedutor e cultiva a elegância sem ser vítima da moda.
A maturidade de libra vem para um enófilo quando ele aprende a apreciar as nuances de um bom Borgonha tinto. Este é um vinho de cores e sabores suaves, grande elegância, nem um pouco vítima da moda dos vinhos potentes e alcoólicos, altamente sedutor em seus aromas, que respeita o tempo e evolui como poucos.
Um vinho franco e de boa complexidade que conta com taninos macios e final persistente, com notas de cerejas, de hibisco e terrosas.
Este signo representa a busca de valores mais altos, afastando-se dos interesses terrenos, dirigindo-se para a espiritualidade, a ajuda aos semelhantes e a entender a luz divina que há em todos nós. As palavras aqui são força interior, magnetismo pessoal, mística e metafísica. Este é o signo mais passional do zodíaco (junto com Touro). Ele vive paixões radicais e pode ser obsessivo.
Para representar escorpião precisamos de um vinho de força, intensidade, com grande amadurecimento das uvas e, ao mesmo tempo, de um cunho místico, um trabalho obsessivo, e que, como qualidades intrínsecas, seja também um produto encantador para quem o prova, que tenha um magnetismo natural. Para tal, propomos um tinto potente e de excepcional qualidade, elaborado com a doutrina quase esotérica da biodinâmica.
Esse é um vinho feito majoritariamente de Tannat e Malbec advindas de vinhedos orgânicos e biodinâmicos, com fermentação espontânea e sem adição de SO₂.
O mais positivo e otimista dos signos. Seu símbolo, o Centauro, é um animal mitológico, metade homem metade cavalo, com um arco apontando a flecha para o alto, significando que o homem percebe que pode ultrapassar sua natureza animal, para um patamar superior. A flecha - em latim sagitta - simboliza o intercâmbio entre céu e terra, união entre natureza animal, humana e divina do homem, matéria e espírito, Dionísio e Apolo. O ideal sagitariano é viajar, alimentar a alma, conhecendo todas as culturas e civilizações. Ele adapta-se facilmente aos costumes locais, esbanja entusiasmo, bom humor, jovialidade, leveza, tem espírito gregário (gosta de esportes ou ritos coletivos), fala com qualquer tipo de pessoas, sem ver classes sociais.
Ao pensar jovialidade, com leveza, frescor, otimismo, pensamos em um Sauvignon Blanc, uma uva que viaja o mundo todo e gera vinhos "democráticos", que "falam com qualquer pessoa", francos e abertos, em todas as faixas de preço e que agradam facilmente. Por outro lado, este Sauvignon Blanc precisa estar em um "patamar superior", apontando para o alto, como a flecha sagitariana, daí a opção recai sobre um dos maiores Sauvignon Blancs do mundo.
Um Pouilly-Fumé elaborado por uma empresa familiar, que guarda toda a essência dessa AOC emblemática para a Sauvignon Blanc.
O décimo signo marca o momento de enfrentar a realidade, com seriedade, paciência, equilíbrio, firmeza, perseverança, trabalho, respeitando o tempo e as tradições. Capricórnio é fiel a seus princípios, demonstra maturidade desde cedo, é um bom gourmet, deleitando-se com a textura e o perfume de cada elemento do prato ou vinho. Mas não gosta de exageros. Este signo, que sabe envelhecer, tem visão em perspectiva e paciência para conquistar o sucesso passo a passo, com disciplina.
Seriedade em vinhos é sinônimo de taninos secos e austeros. Um fermentado com taninos assim, que demonstre toques de evolução mesmo na juventude, mas que se presta à longa e paciente guarda, demonstrando equilíbrio, perfume (por vezes floral), textura firme, fiel à tradição, sem exageros modernosos, adorado por gourmets por ser eminentemente gastronômico... só podemos estar falando de um Barolo.
Um Barolo gastronômico e gostoso de beber que ainda está muito jovem, mas já mostra as típicas notas florais e de tabaco.
Aquário representa o ápice do desenvolvimento mental e da criatividade. A mente superior do aquariano se liberta do lugar comum, está na vanguarda. Ele é mais alma que corpo, mais amizade que amor. Preza a liberdade, a consciência social, o humanitarismo, o altruísmo. É curioso, contestador, quase rebelde, de personalidade forte, sempre buscado soluções originais, com grande senso de justiça e integridade. Tem talento para salvar, reaproveitar, recuperar e romper padrões impostos pela sociedade. Uma frase típica aquariana seria: "e por que não?". Aquário consegue se desligar dos assuntos pessoais e se dedicar a causas coletivas.
O vinho aquariano precisa ser mais que um vinho, transcender a garrafa e representar algo maior. Assim escolhemos a chilena Caliterra, a vinícola possui projetos para garantir o bem-estar social de seus funcionários e faz uma vinificação toda aliada ao meio-ambiente, com técnicas que garantem a mínima agressão à natureza.
Esse é um 100% Malbec com fermentação espontânea e estágio de 18 meses em barricas de carvalho usadas e ânforas de barro.
Depois de percorrer os 11 signos, o individuo evoluído chega consciente a Peixes e começa a entender que a jornada, que se iniciou com Áries, tinha um objetivo maior. Um pisciano de maior idade astral pode atingir atributos elevados, como bondade, generosidade, gratidão, compreensão, humildade, compaixão, filantropia, sensibilidade, espiritualidade, amor devocional, profundidade e um charme sedutor natural. Peixes é mais que um signo, é o símbolo do final de uma grande jornada evolutiva, o último estágio na escola da vida e a capacidade de compreender o aspecto finito da vida terrena.
Não há outro vinho que represente tão bem a natureza pisciana como o Sauternes. Os peixes de maior idade astral se perguntam - "O que haverá depois disso? Será que a vida continua?" É isso o que sempre vem à mente em uma refeição que termina com um grande Sauternes, em uma epifania gustativa, um momento de meditação, em paz espiritual com nossos estômagos. Para o pisciano, meia palavra basta, para Sauternes, meia-garrafa é o suficiente para compartilhar com muitas pessoas o momento de meditação que o deleite deste vinho dourado proporciona.
Esse é 80% Sémillon e 20% Sauvignon Blanc de Barsac atingidas pela podridão nobre, com estágio de 10 meses em barricas de carvalho. Faz jus à fama da região!