Os Best Buy ADEGA são assim, vinhos baratos pela qualidade que ele traz à sua taça
por André De Fraia
Degustar um bom vinho é sempre um grande prazer. Vinho bom e barato então?!
Quando pagamos um preço justo – ou por vezes menor – então, parece que a experiência fica mais agradável.
Para ADEGA o que faz um vinho ser Best Buy é exatamente isso. Não apenas o custo é levado em conta, mas sim a relação entre a qualidade e o valor. Assim, para entrar nessa categoria é necessário que o vinho tenha no máximo 80% do valor médio da sua pontuação.
Por isso os Best Buys ADEGA são, literalmente, para todos os bolsos.
A lista abaixo está em ordem alfabética, os valores são referentes ao dia que a degustação foi feita e informados pela importadora responsável pelo produto.
Para finalizar, se quiser informações detalhadas e, em alguns casos, onde você pode comprar o rótulo, basta clicar no vinho.
Esse tinto é elaborado no Chile, sob supervisão da Casa Valduga, exclusivamente a partir de Cabernet Sauvignon. Sempre consistente, essa é uma muito boa versão desse vinho. De corpo médio e fácil de beber, tem acidez refrescante e taninos de boa textura que convidam a uma segunda taça.
Este 100% Chardonnay é feito a partir de uvas Chardonnay advindas de uma seleção de vinhedos plantados em solos calcários do vinhedo Adrianna, em Gualtallary. O vinho fermenta e estagia (entre 12 e 16 meses) em barris de carvalho francês de 500 litros (cerca de 30% não faz fermentação malolática), sendo que alguns deles desenvolvem véu de flor, como nos vinhos de Jerez.
Esse é um blend de Aragonês, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Syrah, com estágio de 12 meses em barricas usadas de carvalho francês. Mostra notas florais, de ervas e de especiarias doces envolvendo sua fruta, seus taninos firmes com textura arenosa e vibrante acidez.
Esse é um 100% Avesso, com fermentação e estágio de cerca de 8 meses em barris usados de carvalho francês e austríaco. Mais de boca que de nariz, mostra pêssegos e frutas brancas acompanhadas de notas florais e de ervas. Chama atenção pela acidez vibrante e textura firme e cremosa.
Esse 100% Tannat tem suas uvas provenientes de vinhas com aproximadamente 30 anos. Destaca-se pela nitidez e qualidade de sua fruta, pelas notas florais, de ervas e de grafite. Tem acidez afiada, taninos abundantes e firmes e final longo, com toques de mirtilos e de violetas.
A vinícola De Lucca é de uma família de origem italiana que adotou o Uruguai como sua terra fugindo da Guerra.
Elaborado exclusivamente a partir de uvas Syrah, com estágio entre 12 e 18 meses, parte em tanques de cimento, parte em barricas de carvalho francês. Mostra frutas vermelhas e negras de perfil mais maduro, notas florais, de ervas secas e de especiarias picantes. Austero nos sabores, chama atenção pelos taninos firmes e de ótima textura e pela acidez refrescante, que trazem fluidez ao vinho. Tem final tenso e persistente, com toques de cassis, de ameixas, de alcaçuz e de violetas.
Composto de Cabernet Franc, Tannat e Marselan, com estágio de parte do vinho em barricas de carvalho durante seis meses, é equilibrado e gostoso de beber, este tem um perfil focado em frutas vermelhas maduras e suculentas.
Elaborado majoritariamente a partir de Cabernet Sauvignon, com breve passagem por madeira, é um vinho de boa tipicidade e gostoso de beber, mostra ameixas e amoras, notas florais, de ervas e de especiarias doces. Tem acidez refrescante e taninos aveludados e de boa textura. Seu final suculento, pede a companhia de carnes vermelhas mais magras.
Esse é um 100% Barbera, sem passagem por madeira, que apresenta fruta vermelha e negra fresca, nítida e de qualidade, notas florais, de ervas e de especiarias. Tem acidez refrescante, taninos macios e de ótima textura e final persistente, com toques de cerejas, de violetas e de alcaçuz.
Esse 100% Tempranillo, sem passagem por madeira. Mais uma ótima safra desse vinho, impressiona pela nitidez e pela qualidade de fruta vermelha de perfil mais fresco. Fácil de beber e de agradar, é excelente na companhia de embutidos.