Vinícola na Nova Zelândia substitui enxofre por chá verde como conservante

A vinícola Kiwi Loveblock está liderando a inovação em conservantes para vinho

Redação Publicado em 01/08/2023, às 10h28

-

A vinícola Kiwi Loveblock está liderando a inovação em conservantes para vinho. A empresa está utilizando extrato de tanino de chá verde (Camellia sinensis) como conservante natural em substituição ao enxofre. O ingrediente foi usado pela primeira vez em 2019 em vinhos da Sauvignon Blanc.

Os extratos de taninos do chá são adicionados ao vinho em cada estágio do processo de vinificação quando o vinho é exposto ao oxigênio, incluindo colheita, esmagamento, flutuação, trasfega após a fermentação, filtração e engarrafamento. 

A utilização de extrato de tanino de chá verde permite que o vinho não oxide. O extrato de tanino de chá verde protege contra essa oxidação, permitindo que o vinho permaneça aberto na geladeira e retenha seus sabores frescos e pretendidos por cinco ou mais dias.

O Loveblock TEE Sauvignon Blanc é considerado o primeiro vinho do mundo a utilizar extrato de tanino de chá verde como um antioxidante natural em vez de enxofre. O vinho é feito com uvas cultivadas no vinhedo orgânico certificado em Awatere Valley.

Nova Zelândia Orgânico sulfito