E agora?

Onde comprar um bom vinho?

Qual o melhor lugar para adquirir a bebida? Supermercados, lojas especializadas, sites de internet, direto das importadoras? Fique atento a detalhes como tipo de armazenagem, estado do rótulo e da rolha para poder fazer uma boa compra

por Christian Burgos

Comprar vinhos é uma das coisas mais prazerosas da vida, tanto que não é difícil conhecer pessoas que, embora não tenham o vinho como sua bebida predileta, adoram adquirir as garrafas que servirão para os amigos nas recepções em suas casas. Contudo, seja para degustar sozinho, recepcionar, presentear ou colecionar, a atenção na hora da aquisição é de vital importância para garantir a qualidade do vinho.

Hoje, o enófilo brasileiro vive um momento memorável no que tange a opções de rótulos. Estimamos em mais de 23 mil o número de rótulos a disposição no mercado nacional. Assim, há também uma grande diversidade de locais e formas de compra cada vez mais interessantes.

Onde Comprar

[Colocar Alt]

Ir a uma loja especializada é um grande programa

Antes de mais nada é importante explicar que os apreciadores de vinhos e estudiosos do assunto são os "enófilos". Aqueles que fazem os vinhos são os "enólogos". E, por fim, aqueles que conhecem e cuidam do serviço dos vinhos nos bares, restaurantes e nas lojas são os "sommeliers".

Supermercado

O supermercado continua sendo o principal ponto de venda de vinhos no País e no mundo, especialmente para vinhos do dia-a-dia - pois, como já nos informou Dirceu Vianna Jr., acima de 95% das garrafas são compradas para consumo no mesmo dia.

Leia mais:

Há vinhos bons no supermercado?

+ Como comprar vinhos en primeur no Brasil?

Como comprar com segurança sem provar o vinho antes

Pelo fato de as garrafas ficarem na posição vertical e em sua enorme maioria não estarem climatizadas, o ideal no supermercado é buscar vinhos de bom giro e não aquele tesouro mais caro, que ficará em sua adega por alguns meses ou anos. Estas garrafas provavelmente ficaram expostas na vertical por mais tempo do que o desejado. A favor dos supermercados pesa a habilidade de comprar em grande quantidade, o que dá ao supermercado a possibilidade de praticar bons preços.

Delicatessen

Outro lugar onde o tratamento dado ao vinho vem ganhando destaque são as delicatessen (casas onde se vendem produtos mais requintados), onde podemos encontrar, muitas vezes, belas adegas climatizadas com uma boa seleção de rótulos, aliando a compra do vinho àqueles ingredientes especiais para compor uma refeição deliciosa.

Lojas especializadas

[Colocar Alt]

São diversas as opções de maneiras e lugares para comprar vinhos. Fique atento às vantegens e desvantagens

Aqui está o paraíso do enófilo, onde o vinho é tratado como rei. Para os grandes apreciadores, visitar uma loja de vinhos, em qualquer parte do mundo, é como ir à livraria. Um grande programa em si, em que provavelmente se comprará mais do que havia planejado, tamanho o encantamento do ambiente.

Se tiver tempo, não se detenha naquele balcão de entrada com as ofertas. Percorra a loja toda ou vá para aquela região ou país de que você mais gosta, sempre dando chance para conhecer algo novo. Converse com o atendente para saber das novidades e depois dê uma passada no balcão de ofertas, que pode lhe reservar um belo negócio. Aqui, ao se tornar um habitué, você encontrará atendentes capacitados que, a partir da conversa e do seu histórico de compras, saberão sugerir novos vinhos que se encaixem perfeitamente em seu gosto.

Podemos dividir as lojas especializadas em multimarcas, lojas de importadoras e franquias de importadoras. As primeiras vêm ganhando muito espaço e têm a grande vantagem de contar com um portfólio de produtos que pode envolver vinhos especiais de várias importadoras. É como poder escalar um time com estrelas de diversas seleções nacionais.

No contrapé desse benefício sempre esteve o fato de que as lojas multimarcas apresentavam preços superiores aos das lojas das importadoras. Mas, hoje as multimarcas vêm conseguindo vender com o mesmo preço que importadoras. Essas lojas evoluíram muito, e mais do que locais de compra, são verdadeiros centros de convivência e consumo, com bistrôs ou winebars, onde você pode tomar seu vinho com serviço impecável ao preço da prateleira.

As lojas das importadoras e suas franquias trazem como desvantagem o fato de estarem limitadas ao seu próprio catálogo, o que, algumas vezes, é tão bom quanto ser condenado a ficar preso em uma ilha paradisíaca. Suas vantagens são receber as novidades dos catálogos assim que chegam, ser o padrão de preço de venda do produto e ter atendentes com profundo conhecimento dos vinhos à venda.

Importadoras

Comprar da importadora é como beber água da fonte, e muitas delas vendem direto ao consumidor final. O preço mais barato que o de muitas lojas vem deixando de ser o grande diferencial das importadoras, mas estar em seus mailings significa receber belos catálogos e participar de encontros com aquele "famoso produtor" que vem apresentar seus vinhos no País, ou ser convidado para suas feiras exclusivas - uma grande oportunidade para degustar vários vinhos.

Verifique com atenção o estado da garrafa e do rótulo, eles dizem muito sobre como o vinho foi tratado até chegar a você. evite as garrafas que pareçam ter sido maltratadas.

Internet

Sem dúvida, adquirir vinhos pela internet é uma novidade que veio para ficar. A internet equivale a estar numa gigante loja multimarca, visto que se pode comprar dos sites das importadoras, de redes multimarcas ou de estabelecimentos que só existem na internet.

Se você mora longe de um centro com lojas especializadas, esta pode ser - junto com as compras por catálogo e telefone - a solução para ter acesso aos melhores vinhos sem ter que viajar (embora uma viagem para centros gastronômicos nacionais com o objetivo de buscar vinhos seja um programa bastante interessante).

Aqui você conta com a conveniência de comprar sem sair de casa ou do escritório e recebê-los em casa a tempo daquele jantar no fim-de-semana, ao preço da importadora. O comércio eletrônico tem a vantagem de carregar baixa estrutura de custos, podendo repassar esse benefício aos preços, e ter a conveniência de contar com vinhos de catálogos de diversas importadoras e entrega nacional.

Tenha sempre atenção para testar o nível de serviços dessas "lojas virtuais" antes de se comprometer com um grande pedido. Uma dica é procurar sempre as mais sólidas e conhecidas para evitar dores de cabeça.

Catálogos

Receber e contar com o catálogo da importadora para apoiar sua compra por internet ou telefone é uma grande comodidade, sem contar que os catálogos aqui no Brasil estão cada vez mais bem feitos e acabam virando peças para guardar e consultar. Varejos das vinícolas Se visitar uma loja especializada é um grande programa, visitar a vinícola é o ápice da experiência de compra para qualquer enófilo. É ter a oportunidade única de viver o terroir e, muitas vezes, conversar com quem cultiva o vinho. Não é a toa que o enoturismo vem se desenvolvendo tanto no Brasil como no mundo todo. Se tiver a chance, não a perca. Os produtores costumam compensar sua visita com preços muito atrativos em suas lojas nas vinícolas, conhecidas pelo produtores brasileiros como "varejo".

Nos supermercados, dê preferência aos vinhos de maior giro, evitando aqueles que ficaram por muito tempo em pé na prateleira. Evite também as garrafas que ficam expostas debaixo de lâmpadas. Fique atento ao local, armazenamento, estado do rótulo

Agora que analisamos os locais de compra, podemos explorar as dicas para ter certeza de fazer a melhor aquisição em cada local:

Nos supermercados, dê preferência aos vinhos de maior giro, evitando aqueles que ficaram por muito tempo em pé na prateleira. É um excelente local para a compra de rótulos do dia-a-dia, e menos para os especiais. A não ser que possua adega climatizada. Evite as garrafas que ficam expostas debaixo de lâmpadas.

Nas lojas, mesmo nas que têm adega climatizada, não leve a garrafa que fica exposta em pé, nem que seja a última. Leve uma que esteja deitada nas colméias. As deitadas mantêm a rolha umedecida e expandida, impedindo a entrada de ar.

Não compre um grande vinho para tomar no mesmo dia. Dê um tempo para que ele descanse em sua adega. Assim, também, não abra aquela garrafa especial que acaba de trazer de viagem ou aquela comprada por catalogo ou internet que foi recém-entregue.

Dê atenção ao estado da garrafa e do rótulo, eles dizem muito sobre como o vinho foi tratado até chegar a você. Evite as que pareçam ter sido maltratadas. Além da questão estética, o vinho em seu interior pode estar comprometido. Não é à toa que em leilões as garrafas com rótulos danificados são bem menos valorizadas.

Opte por importadoras que garantam trazer seus vinhos em containeres refrigerados. E verifique como estão armazenados os vinhos em delicatessen, lojas especializadas e principalmente em lojas virtuais (nesse caso, uma foto do local de armazenamento no próprio site viria a calhar).

A entrega do vinho em sua casa é responsabilidade de quem lhe vendeu, e as transportadoras devem estar preparadas para transportar vinhos. Já vivenciamos um caso de receber vinhos em condições deploráveis e a transportadora DVA Express alegar que a caixa havia sido aceita quando foi assinado o canhoto. Se você não está em casa para conferir os vinhos na hora da entrega e isto ocorrer, não se estresse. Fotografe as garrafas e envie à loja para que faça a troca.

Verifique também sinais de vazamento na cápsula, pois isso indica problema na rolha ou no armazenamento, e é forte indício de um vinho já comprometido ou que não resistirá ao tempo de guarda.

Para vinhos mais raros, compre de lojas e importadores estabelecidos ou bons colecionadores. Fuja de vinhos contrabandeados. Nesse caso, a questão ética é reforçada pela possibilidade de comprar vinhos falsificados e em péssimas condições de guarda. Em leilões, verifique bem a proveniência, pois o contrato das casas leiloeiras costuma eximi-las da responsabilidade sobre vinhos falsificados.

Peça ajuda

Infelizmente você e seus amigos não poderão degustar todos os vinhos do mundo para escolher o que comprar. Em ADEGA, degustamos cerca de dois mil rótulos por ano. Então, aproveite as opiniões das publicações com críticos independentes para encontrar o vinho ideal nesse oceano de garrafas. A base de dados completa de vinhos avaliados em ADEGA pode ser convenientemente consultada na internet, inclusive em versão mobile, através do site Melhor Vinho.

Converse com o vendedor ou sommelier da loja ou importadora, e mantenha-se fiel aos que entendem do que falam e compreendem seu gosto.

Acompanhe de perto seus produtores prediletos, mas dê chance para que uma nova estrela venha fazer parte dessa constelação. Acima de tudo, divirta-se.

Afinal adquirir uma garrafa de vinho é comprar um pouco de história, cultura, e mesmo, de um tempo distante para ser saboreado no momento de sua escolha

palavras chave

Notícias relacionadas