Espanha celebra a tradicional Batalha do Vinho

A cidade de Haro, em La Rioja, foi palco da tradicional festa espanhola conhecida como "Batalha do Vinho"

por Redação

No último sábado (29), a cidade de Haro, em La Rioja, foi palco da tradicional festa espanhola conhecida como "Batalha do Vinho", que há alguns anos foi reconhecida com o título de Interesse Turístico Nacional.

Celebrando a conquista dos Montes Obarenes pela cidade de Haro, que lutava contra a vizinha Mirande de Ebro, a festa (que acontece junto a comemorações ao dia de São Pedro) consiste em molhar os participantes com vinho tinto até que fiquem todos roxos. Um pouco antes das sete da manhã, os participantes de vestem de branco, colocam um pano vermelho no pescoço e sobem até os Riscos de

Bilibio. Durante o caminho até o topo das montanhas, um pouco de vinho já começa a ser jogado. Porém, nada se compara ao que acontece no cume, quando todos já estão posicionados, e a missa que marca o início da batalha é findada.

Quando o relógio marca mais ou menos dez horas da manhã, a "guerra" começa. Produtores ficam posicionados com seus furgões, oferecendo vinho em garrafa aos participantes. Com pistolas de água, baldes, jarras, garrafas e mangueiras, todos recebem sua "dose diária" de vinho, e a batalha não acaba até que os estoques não acabem. No final, todos que chegaram brancos terminam roxos. A festa, então, é seguida por música, dança, almoço tipicamente espanhol e, claro, muito vinho (dessa vez para beber).

Nesse ano, mais de 9 mil pessoas participaram da batalha, em que mais de 130 mil litros de vinho foram usados. A festa tem ganhado tanta visibilidade que, nos últimos anos, grupos de turistas planejam viagem à Espanha especialmente para participar da festa.

palavras chave

Notícias relacionadas