Mundo vino


www.tiborfoto.com

Brasil vence em Paris

Criado em 1995 pelo expert Edouard Cointreau, o Gourmand Wold Cookbook Awards anunciou no dia 1o de julho, no Theatre de La Comédie Française, em Paris, os vencedores de sua última edição.

Concorrendo com outros 18 candidatos de vários países em sua categoria, o livro "Borbulhas, tudo sobre Champagne e espumantes", de Aguinaldo Záckia Albert, (abaixo à esquerda) ganhou o primeiro lugar do prêmio Best Wine Education Book

Quero ser enólogo

O curso do programa de formação de enólogos amadores, o Winemaker 2010/2011 da Miolo, nem abriu as inscrições (o que só ocorre oficialmente em janeiro de 2010) e já há fila de espera. As 30 vagas já estão pré-preenchidas.

Esta será a segunda turma da América do Sul deste tradicional programa nos Estados Unidos. Os 23 alunos que iniciaram em 2008 se formaram em março deste ano. Eles elaboraram um vinho próprio com rótulo personalizado após aprender, acompanhar e praticar todas as etapas da produção do vinho, do tratos da videira ao engarrafamento e envelhecimento do vinho.

Vinícola tradicional investe pesado... em azeite

A Família Zuccardi, tradicional vinícola argentina, revelou ter adquirido tecnologia de ponta para elaborar azeites de oliva Premium. Produzindo óleos desde 2004 (três varietais: Arauco, Manzanilla e Frantoio) e já com alguns premiados, a bodega instalou uma nova fábrica em Maipú, onde possui boa parte de seus olivares. Sinal de que vinho e azeite têm muito em comum.

Federação dos Sommelier Internacional do Brasil

No sábado, 18 de julho, foi feita a primeira assembleia dos sommeliers internacionais do Brasil diplomados para a constituição da "Federação dos Sommelier Internacional do Brasil" (FIS - Brasil).

No mesmo dia, Jefferson Sancineto Nunes, do Rio Grande do Sul, foi eleito presidente e toda a diretoria foi empossada (foto abaixo). A nova federação representará todo o território brasileiro, com sede nacional junto a Universidade de Caxias do Sul - Escola de Gastronomia UCS-ICIF de Flores da Cunha. O site é: www.fis-brasil.com

Vinho de Don Quixote

O Governo de Castilla-La Mancha, na Espanha, e o Instituto Cervantes preparam um convênio para difundir "Os Vinhos da Espanha de Don Quixote" por todo o mundo. O objetivo da comunidade é "aproveitar sua identidade como terra de Don Quixote para difundir seus vinhos, sua gastronomia, seus demais patrimônios culturais e o turismo na região". Rússia, Japão, China e Estados Unidos serão os primeiros países a receber os vinhos do atrapalhado herói espanhol

Resveratrol em cápsula

Cientistas espanhóis lançaram uma cápsula que promete diminuir os efeitos do envelhecimento. Cada uma delas - que custa um euro - contém uma quantidade de antioxidante resveratrol equivalente a 45 quilos de uvas ou 33 garrafas de vinho tinto. O novo complemento alimentar, batizado de Revidox, promete rejuvenescer a pele e regenerar todos os órgãos

Miss França ou Miss Vinho?

A ex-miss França 2004, Laetitia Bléger (abaixo), que teve seu prêmio retirado após posar nua para uma revista masculina, conseguiu um novo título: produtora de vinho. A primeira garrafa da musa, chamada Précieux (precioso) - uma mistura de Pinot Gris, Riesling e Gewürztraminer - já pode ser encontrada na carta de vinhos de restaurantes parisienses. Seria pela qualidade, ou os proprietários foram incapazes de dizer não à moça?

#Q#

Participação histórica... e milionária

Os benefícios da participação brasileira na Vinexpo 2009, ao que tudo indica, foi mesmo proveitosa. A estreia na tradicional feira de vinhos de Bordeaux rendeu, segundo estimativas, US$ 1 milhão em negócios para as vinícolas nacionais participantes.

Vinexpo 2009

Mania de grandeza

Os EUA aprovaram a criação da maior DOC (denominação de origem controlada) do mundo. Com 77.476 quilômetros quadrados, a região denominada como Upper Mississippi River Valley (UMRV) ocupará quatro estados - Minnesota, Wisconsin, Illinois e Iowa - e terá 193 quilômetros de extensão, de leste a oeste.

Vinho nas estrelas

Um vinho da tradicional região de La Rioja, na Espanha, foi eleito a bebida oficial pela Agência Espacial Européia (ESA). A iguaria foi escolhida para brindar o Ano Internacional da Astronomia e o sucesso da missão espacial que lançou ao espaço os satélites Herschel e Planck

Subindo de andar

A Espanha, que possui a maior área destinada à plantação de uvas vitiviníferas do mundo, pode mover suas plantações para cima. A iniciativa, uma parceria entre a Federação Espanhola de Vinho e as grandes vinícolas do país, busca combater os efeitos que o aquecimento global pode causar na produção de vinhos local. Uma das possíveis soluções pode ser explorar a altitude. Em alturas maiores, vinhos sofreriam menos com o calor, já que as noites mais frias permitem que as uvas amadureçam melhor.

Bebendo de graça

Uma parceria entre as Universidades de Barcelona e Valencia e o Hospital Clínic (de Barcelona) procura voluntários para participar de uma pesquisa a fim de medir os efeitos do consumo moderado de vinho no sistema cardiovascular. O estudo, realizado desde 2007, dura três meses. No primeiro, os voluntários devem ingerir diariamente duas taças de vinho; no segundo, as mesmas duas taças, mas sem álcool; e no terceiro, a mesma quantidade, só que de gim. Alguém se candidata?

Por outros mares

Paulo Amorim, vice-presidente da Viniportugal - agência de divulgação dos vinhos portugueses - está de saída após 12 anos junto à entidade. Durante esse tempo, a Viniportugal ajudou os produtos de nossos patrícios a ganharem força no mercado internacional. "É provável que os vinhos de Portugal estejam no limiar de uma etapa de sucesso a nível internacional.

Cabe-nos a todos nós no setor do vinho continuar a lutar de forma profissional, corajosa, empenhada e apaixonada nesse sentido", afirmou Amorim, que agora continua a luta pelo bom posicionamento de mercado dos vinhos portugueses em seus projetos pessoais, como a vinícola Wine Vision.

Novo Mundo unido

Cinco países produtores do Novo Mundo (Argentina, Chile, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos - com a Califórnia) se uniram em um grupo chamado "Nova Aliança Mundial de Vinhos".

O intuito é somar esforços para divulgar os vinhos do Novo Mundo na feira anual da ProWein, em Dusseldorf, na Alemanha, e continuar na crescente de exportações para que seus produtos possam concorrer de igual para igual com os de países mais tradicionais da União Europeia.

Da redação

Publicado em 10 de Agosto de 2009 às 07:49


Matéria

Artigo publicado nesta revista