Publipost: ADEGA Online Apresenta

Tannat: o tinto do coração

Conheça Garzón Reserva Tannat 2020 AD 91 pts

Imagem Tannat: o tinto do coração

por ADEGA Online

A Tannat tem sua origem na região basca entre os Pirinéus e o Madiran, no sudoeste da França. A uva é cultivada nessa região há séculos, e os reis franceses aceitavam vinhos à base de Tannat como parte do pagamento de impostos. Mas a variedade só veio a ser aperfeiçoada e atingir classe de vinho internacional no clima atlântico do Uruguai.

Há alguns anos, a Tannat passou a ser a mais comentada das uvas, quando um médico britânico, Roger Corder, do Queen Mary University, de Londres, lançou o livro The Wine Diet.

Na obra relata como sua equipe descobriu que os polifenóis contidos no vinho ajudam a regular a endotelina-1, elemento importante na prevenção de coágulos sanguíneos que ajuda a manter a saúde geral das veias e artérias.

Na sua pesquisa com inúmeras uvas tintas, concluiu-se que a uva Tannat contém um nível três ou quatro vezes maior de polifenóis do que as demais uvas tintas. Viva a Tannat!

Elaborado com Tannat 100%, o Garzón Reserva Tannat 2020 passou por um estágio em barris de carvalho francês de 5 mil litros entre 6 e 12 meses.

Encorpado, revela aromas de ameixas e amoras maduras seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam no palato, tudo sustentado por boa acidez e taninos firmes e arenosos. De boa tipicidade, tem final carnudo e persistente, com toques terrosos e de alcaçuz.

Este Tannat, bem pontuado pela crítica especializada, recebeu AD 91 pts pela Revista ADEGA, 93 pontos pelo Guia Descorchados e 92 pontos pela inglesa Decanter.

palavras chave

Notícias relacionadas