Temporada de "abertura de garrafas"

Maior feira de vinhos do Brasil, Expovinis 2011 atrai multidões e dá início a uma série de eventos

por Arnaldo Grizzo

Lançamento do guia Descorchados foi concorrido

São apenas três dias, mas intensos, corridos, com gente indo e vindo, garrafas sendo abertas, taças tilintando, um zum-zum-zum de conversas intermináveis entre produtores e importadores, importadores e lojistas, lojistas e consumidores, enfim, um sem número de pessoas que, no fim, se já não são, acabam se tornando amigos em torno do vinho.

A Expovinis 2011 ocorreu de 26 a 28 de abril no pavilhão do Expo Center Norte e reuniu mais de 400 expositores, que viram passar por seus estandes mais de 18 mil visitantes, incluindo pessoas do trade do vinho, mas também enófilos curiosos para saber as novidades que estão chegando nas prateleiras e outras que, em breve, devem desembarcar no Brasil.

A feira, a maior da América Latina, chegou à sua 15a edição e se consagra como o evento que dá um panorama de como o mercado do vinho vai se comportar durante o ano. A Expovinis, por sinal, marca o começo da "temporada de eventos de vinho" no Brasil, que a partir de maio até agosto recebe centenas de produtores para almoços, jantares, degustações etc.

Mas é na Expovinis que importadores desde novos até outros já com mais história - expõem parte de seu catálogo, mostrando, principalmente, lançamentos. Ali também os produtores brasileiros, a maioria reunida pelo projeto Wines from Brazil, vêm em peso para colocar seus novos vinhos à prova, com o objetivo de ganhar consumidores que começam a valorizar o produto nacional de qualidade.

15ª Edição da Expovinis contou com 400 expositores e com público de mais de 18 mil pessoas

A Expovinis ainda congrega inúmeros produtores internacionais que estão em busca de parceiros comerciais no País. São vitivinicultores de Portugal, França, Chile, Itália, Espanha, Argentina e outras nações que trazem seus produtos com a esperança de que, cedo ou tarde, eles possam estar nas prateleiras de nossos supermercados.

#Q#

Quem e o quê?

Para se ter uma noção da grandiosidade do evento, 40 vinícolas nacionais dividiram espaço junto ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), isso sem contar os nove produtores no estande da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (ACAVITIS) - que lá lançaram um braço comercial da associação, a Coopervitis, que será responsável por vendas coletivas -, além de Casa Valduga, Miolo, Salton, Pizzato, Luiz Argenta e outros que tiveram estandes próprios.

Entre as importadoras, Hannover, Interfood, Cantu, Decanter, Qualimpor, Viníssimo, Devinum, MMV, Domno, Obra Prima e outras tantas tiveram espaços concorridos durante os três dias de feira, apresentando as principais novidades de seus catálogos. E, na busca por importadores, estavam produtores trazidos por projetos de associações nacionais de promoção de vinho do Chile, Argentina, França, Portugal etc.

O Wines of Chile aproveitou o evento para, mais do que divulgar produtores, mostrar a nova campanha em torno do vinho chileno - colocando o Chile como um país onde mais do que vinhos de bom custo benefício, há vinhos de altíssima qualidade. Wines of Argentina, ViniPortugal, além de associações de produtores do Alentejo e Tejo, de Castilla-La Mancha, dos vinhos de Provence, Borgonha, Bordeaux etc também tiveram participação intensa na Expovinis.

"A Expovinis Brasil é um dos 10 mais importantes eventos do setor e vem se consolidando a cada edição como o cenário ideal para que profissionais, enófilos, enólogos, produtores e consumidores troquem experiências e façam negócios", celebrou Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil, organizadora do evento.

ADEGA

A revista ADEGA esteve presente na Expovinis 2011 com um grande estande composto por um lounge com sofás e uma televisão em que eram exibidos vídeos do site TVADEGA.com. No segundo dia, 27 de abril, nosso estande recebeu ninguém menos que Patricio Tapia, principal crítico de vinhos do Chile, para o lançamento da versão brasileira do guia Descorchados 2011 (editado pela Inner Editora e que está a venda no site lojaADEGA.com.br). No mesmo dia, nossa editora de vinhos, Sílvia Mascella Rosa deu uma concorrida palestra com degustação de sobre espumantes brasileiros, que deu um belo panorama do que se produz de melhor no País.

O estande de ADEGA ainda tinha uma sala de degustação onde promovemos degustações às cegas dos vinhos provados durante a feira, cujos destaques apresentamos aqui:

palavras chave

Notícias relacionadas