Mundovino - Lançamento descorchados

Uma pitada da novidade

Patricio Tapia lança o Descorchados 2012 na Expovinis com degustação ao estilo das que fez para o livro: com a presença dos enólogos responsáveis pelos vinhos

por Redação


Tapia com Pablo Morandé. Além do enólogo do Morandé Edición Limitada, também participaram da degustação Rafael Tirado (abaixo) e Suzana Balbo
O Descorchados 2012 foi lançado durante a Expovinis com a presença do seu autor, Patricio Tapia. Para esse lançamento, o expert chileno propôs uma degustação ao estilo das que fez para esta edição do seu renomado guia: provou os vinhos na presença dos enólogos responsáveis, discutindo com eles as nuances do que era apresentado na taça.

Para tanto, um seleto grupo de jornalistas teve a oportunidade de degustar e comentar os melhores brancos chilenos avaliados por Tapia na presença de seus produtores: Morandé Edición Limitada 2010 Sauvignon Blanc e Ribera del Lago Laberinto Cenizas de Barlovento Sauvignon Blanc 2011. E também o melhor tinto (Erasmo) e o vinho revelação (De Martino Viejas Tinajas Cinsault) do Chile. Da Argentina, provou-se o Carmelo Patti, Lagarde Primeras Viñas e Dominio del Plata Brioso, três dos mais bem avaliados pelo guia.

Para explicar os brancos, estavam presentes Pablo Morandé e Rafael Tirado, assim como Suzana Balbo estava lá para comentar seu Brioso. "O novo sistema de degustação do Patricio é muito mais aberto. É uma oportunidade de explicar melhor o vinho, de transmitir tudo o que está se fazendo e o que está por trás dele. E Patricio não se deixa influenciar, mas sabe, muito claramente, entender, escutar, e tomar suas decisões", comentou Tirado sobre o novo sistema de Tapia, e completou: "Primeiro é uma apresentação aberta e depois, às cegas, para decidir quais os melhores vinhos. Mas, mais do que qual o melhor, o importante é explicar o que tem em cada vinho, qual o incentivo que teve o enólogo ao buscar o vinho, qual o solo, qual a teoria. Este ano senti que foi muito melhor, não dá para explicar. Mandar um vinho e degustar às cegas, está bem. Mas creio que tem muito para contar. Isso foi muito bom".

palavras chave

Notícias relacionadas