Mundovino

Primavera, suas influencias na vinha e dicas de vinho para aproveitar a estação

É agora que acontece o famoso choro da videira

por Redação

Flores e os vinhedos na primavera

O silêncio do inverno no parreiral começa a ser quebrado pela discreta aparição de lágrimas. O chamado "choro da videira" é quem anuncia a chegada da primavera aos vinhedos.

Isso quer dizer que o aumento da temperatura e a alteração das horas de sol do dia fazem com que a seiva volte a circular com força dentro da planta, através da raiz e do caule, subindo para os galhos podados.

A poda seca, quando feita no final do inverno, estimula a planta a pegar a seiva das raízes e fazê-la circular até as extremidades. A seiva, rica em nutrientes do solo (como nitrogênio, fósforo e potássio) será a garantia de que a planta terá como se sustentar daí em diante.

Os agrônomos, nessa fase, precisam estar atentos para que a vinha esteja recebendo os nutrientes de que precisa, pois, solos mais áridos são mais pobres em nutrientes e algumas correções podem ser necessárias. No entanto, o excesso de nutrientes pode resultar em plantas vigorosas e bonitas, mas em frutos pouco concentrados e debilitados, além de maior chance de pragas.

Nessa fase os produtores precisam estar atentos para que a vinha esteja recebendo os nutrientes necessários

Na primavera, as videiras começam a brotar de acordo com as cepas, algumas são mais tardias e só romperão as gemas no final de setembro ou até início de outubro, outras são mais precoces e o final do inverno, de algumas regiões, já traz o espetáculo dos verdes claros e muito vivos dos brotos irrompendo nos galhos marrons.

A poda verde ou desbaste são procedimentos que também ocorrem nessa estação. Visam não somente permitir a passagem de ar e de sol através da remoção das folhas, como também alguns pequenos cachos serão arrancados, fazendo com que os nutrientes se concentrem nos cachos restantes

A beleza, no entanto, vem acompanhada de preocupação para os vinhateiros. Na poda seca, eles já praticamente determinaram sua produção do próximo ano, e alguns rigores da natureza (como uma geada de primavera) podem comprometer essa delicada fase e toda a produção que está por vir. 

O contínuo e crescente aquecimento do solo também favorece o aparecimento de pragas, que muitas vezes coincidem com a época da floração. 

O Choro da videira marca o início da primavera no vinhedo

Bela e delicada, essa fase dura cerca de 20 dias e, em condições ideais de sol e brisa, fica garantida a polinização das flores, a fertilização e a fixação dos frutos.

Chuva pesada, geada, ventos fortes ou (pior dos piores) granizo são pesadelos recorrentes nessa época. Mesmo no Brasil, de vitivinicultura tão jovem, já são utilizadas telas protetoras nas áreas mais altas de Santa Catarina, braseiros estrategicamente colocados no meio dos vinhedos (como o que vimos na França em 2021), que mantêm a geada à distância e outras defesas mecânicas que visam minimizar os riscos para a colheita.

Flores da uva no parreiral surgem na primavera

Para o enófilo, a época marca a volta do calor, ou em alguns casos a continuação depois de um inverno quente como foi 2021. Porém o fato é que as tardes um pouco mais longas convidam para uma bela taça de vinho ao ar livre.

Confira abaixo algumas dicas:

Bela Luz Vinhas Velhas 2017

Bela Luz Vinhas Velhas 2017 - AD 94 pontos - Herdade do Rocim, Douro, Portugal

Produzido a partir de vinhas velhas, o Bela Luz é o primeiro vinho do Douro produzido pela Rocim. E de forma muito curiosa, é um tinto elaborado com uvas brancas e tintas provenientes do mesmo vinhedo. Impressiona pelos taninos de fina textura, pela acidez pulsante e pelo final longo e persistente, com toques de grafite. É um vinho preciso, vertical e muito gostoso de beber.

Casa Valduga 130 Brut Rosé

Casa Valduga 130 Brut Rosé - AD 92 pontos - Casa Valduga, Vale dos Vinhedos, Brasil

Equilíbrio, elegância e versatilidade, são as palavras que definem este espumante. Feito a partir de Chardonnay e Pinot Noir e com 36 meses em contato com as leveduras, é ideal na companhia de lagostas, caranguejos e lagostins, bem como queijos duros e salgados ou embutidos. 

Garzón Reserva Sauvignon Blanc 2020

Garzón Reserva Sauvignon Blanc 2020 - AD 92 pontos - Bodega Garzón, Maldonado, Uruguai

Elaborado exclusivamente de Sauvignon Blanc, este vinho tem um breve estágio em tanques de cimento e de aço inoxidável. Esbanja notas florais, de ervas e fruta branca e cítrica, na boca, mostra vibrante acidez e textura firme e cremosa que convidam a uma segunda taça.

Serbal Cabernet Franc 2019

Serbal Cabernet Franc 2019 - AD 90 pontos - Atamisque, Mendoza, Argentina

Elaborado com uvas provenientes de vinhas localizadas a 1.300 metros acima do nível do mar, em San José, Tupungato, este é um vinho que se destaca pela acidez vibrante, taninos macios e final médio e agradável.

Voilà Côtes de Provence 2020

Voilà Côtes de Provence 2020 - AD 91 pontos - Voilà, Côtes de Provence, França

Composto de 60% Cinsault, 20% Grenache e 10% Syrah, exibe frutas vermelhas e brancas, floral e ervas. Um Côte de Provence, com todo o frescor e elegância que é quase um teletransporte à região.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas