Produtores da DO de Rioja na Espanha poderão colocar nome dos municípios em seus vinhos
por Silvia Mascella
O Conselho Regulador da DOC de Rioja, na Espanha, fez (no final do mês de fevereiro), uma alteração em uma regra de sua Denominação de Origem (a mais antiga do país, criada em 1925) que permitirá que os produtores coloquem no rótulo de seus vinhos os nomes de seus pueblos.
Até este ano, os vinhos tinham o nome do município no qual eram produzidos, mas havia uma forte demanda dos vinhateiros para que cada terroir fosse comunicado mais claramente nos rótulos. Com a mudança recém-aprovada, 144 pequenas regiões dentro de Rioja poderão ter seus nomes nos rótulos, como "Vino de Pueblo".
LEIA TAMBÉM: O melhor vinho para sexta-feira à noite: Tempranillo
Desde 1998 o nome das regiões está nos rótulos dos vinhos de Rioja, com os nomes dos municípios ou vilas aparecendo também deste 1999. Em 2017 o Conselho Regulador decidiu dar maior visibilidade aos nomes das sub-regiões (Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Oriental) aumentando o tamanho dessa diferenciação no rótulo e também permitiu a inserção do termo "vinedos singulares" (vinhedos únicos), para produções específicas de um só vinhedo.
Ainda com o objetivo de reforçar o conceito de terroir para os consumidores, o produtor poderá colocar no rótulo o local exato está o vinhedo, caso o vinho seja inteiramente feito nesse local (colheita das uvas, produção, amadurecimento e engarrafamento no mesmo lugar).
LEIA TAMBÉM: Restrições protetivas para os vinhedos de Rioja
Rioja é a região produtora mais famosa da Espanha e é uma DOC deste 1991. O grande terroir localizado na região norte do país engloba terras em La Rioja, País Vasco e Navarra. As uvas tintas dominam os parreirais, com a Tempranillo como a grande estrela da região. Mas também são cultivadas a Garnacha tinta, Mazuelo (ou Cariñena), Graciano e até um pouco de Cabernet Sauvignon.
Alguns dos mais famosos e prestigiados vinhos espanhóis vêm de Rioja, onde o turismo pelas antigas e importantes vinícolas é também um passeio que encanta os enoturistas, com a região tendo sido premiada em 2023 como um dos melhores destinos enoturísticos do mundo. ADEGA sempre degusta vinhos de Rioja e você pode ver abaixo uma seleção de grande vinhos riojanos.