Rainha das tintas na Espanha, a Tempranillo produz o melhor vinho para os embalos de sexta-feira à noite
por Silvia Mascella
Antes que você tenha oportunidade de beber vários goles (ou degustar muitas garrafas) vamos contar que a uva Tempranillo é como um personagem de rede social de namoro: muda de nome em cada lugar onde vai. Tempranillo é seu principal nome em seu país de origem, a Espanha. Do outro lado da divisa, em Portugal, ela se chama Aragonês ou Tinta Roriz.
Mas mesmo na Espanha, dependendo da região ela adota outros nomes, como Tinto Fino ou Tinta del País (na Ribera del Duero), Cencibel (em La Mancha), Ull de llebre ( em Penedés), além de Ojo de Liebre, Tinto de Toro e outros nomes mais. Só vai dar para guardar tudo isso sem beber antes!
LEIA TAMBÉM: Dicas de vinhos de La Mancha, a maior DO do mundo
Na verdade, vale a pena conhecer alguns dos nomes se você é fã dessa uva e dos tintos que ela produz. E muita gente é, uma vez que ela está entre as uvas viníferas mais cultivadas no mundo todo e é líder absoluta na Espanha, ocupando mais de 230 mil hectares. Ela é natural da Espanha mesmo, provavelmente da região de Rioja, embora alguns pesquisadores indiquem que ela pode ter sido trazida da França por monges que estavam a caminho de Santiago de Compostela.
O nome Tempranillo vem da palavra espanhola 'temprano' que significa 'cedo', e faz referência ao fato de que essa uva amadurece antes das outras tintas, ou seja, mais cedo. E tem um ciclo de crescimento um pouco mais curto que outras uvas.
LEIA TAMBÉM: Coquetéis com vinho para o verão
Embora existam tremendas variações regionais de estilo, aroma e paladar (muito mais abrangentes e interessantes que as diferenças de nomes), os vinhos feitos com a Tempranillo têm algumas características que fazem com que eles sejam encantadores para diversos paladares, com frutado médio (cereja, figo, uva passa, cacau), boa acidez, taninos que podem ser intensos (e muito interessantes para a longevidade nos grandes vinhos), corpo que varia entre o médio e o alto e boa suculência.
É claro que muitos dos pratos típicos da Espanha vão combinar com os Tempranillos, mas os mais leves e jovens (procure pela palavra 'Crianza' no rótulo) são excelentes pares com embutidos e frios, queijos maturados e até pizza com linguiça. Mas o mais interessante é provar vários estilos e combinações, de muitos rótulos diferentes, com pratos como cozidos com carnes, molhos ricos, massas recheadas e até churrasco. ADEGA tem várias dicas de vinhos da Tempranillo. #sextou Veja abaixo: