Na piscina, na praia, na varanda com os amigos, os vinhos brancos portugueses são excelentes escolhas para o verão
por Silvia Mascella
Mesmo quem não é da folia e já voltou ao trabalho depois das férias, ainda vai querer aproveitar o verão seja na piscina, num final de semana na praia ou mesmo na varanda curtindo um almoço em família ou o pôr-do-sol. Para esses momentos de descontração, selecionamos vinhos brancos de Portugal super bem pontuados e que custam até R$120,00.
Portugal tem uma vantagem competitiva enorme, é berço de muitas uvas que não existem em outras partes do mundo e mesmo num território tão pequeno, as diferenças regionais permitem que os vinhos tenham muita originalidade. Isso combinado às centenas de anos que o país faz vinho e à proximidade cultural com o Brasil, traz muita coisa boa para nossas taças.
LEIA TAMBÉM: Vinho Laranja é mais antigo do que muitos imaginam
O Vinho Verde, região demarcada há quase um século, produz alguns dos brancos mais populares aqui no pais. A gama de preços é grande e eles são encontrados nas versões branco, rosé e, mais raramente, tinto. Em Portugal também fazem vinho verde espumante e doce, mas aqui é difícil de achar.
Eles são fáceis demais de harmonizar, pois são muito frescos (essa é a principal característica) e não costumam ter o teor alcoólico elevado, fazendo-os imediatamente boa companhia para os aperitivos. Na hora de comprar, principalmente os mais baratos, procure as safras mais novas e certifique-se de que há, no contra rótulo, o selo da Comissão Vitivinícola do Vinho Verde, que garante a autenticidade.
LEIA TAMBÉM: Os melhores Sauvignon Blanc em deliciosas harmonizações
É claro que Vinho Verde e bacalhau nasceram um para o outro, do bolinho ao assado, passando pelo peixe frito com batatinhas. Mas um bom vinho verde rosé também acompanha um arroz de pato e um polvo grelhado. Já na região da Bairrada a uva Bical produz brancos elegantes e que fazem boa combinação com outro clássico de Portugal: a alheira. E nesse caso, a versão sem carne, passada rapidamente no azeite e servida com legumes e batatinhas é uma refeição deliciosa com um vinho idem. Vinhos da Bical também harmonizam muito bem com lombo de porco.
Os vinhos brancos de corte são extremamente interessantes em Portugal, ao combinar uvas que emprestam frutado, acidez e corpo para o blend. Vários do Alentejo são assim, alguns com uvas como a Antão Vaz, Arinto, Alvarinho e Verdellho e até uma francesa perdida, como a Viognier. Saborosos e fáceis de beber, vão combinar bem com risotos leves, com frutos do mar em azeite e também com pratos vegetarianos, emprestando acidez e vivacidade.
Veja abaixo os melhores vinhos brancos portugueses que ADEGA degustou e faça sua escolha.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Curso de vinhos para iniciantes, no RJ
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho
Chilena Casas del Bosque é atração turística com vinhos do Vale de Casablanca
Uruguai segue exemplo argentino e investe em enoturismo