Denominação de Origem

Restrições protetivas em vinhedos da DO de Rioja, na Espanha

Ministério da Agricultura da Espanha impõe restrições em vinhedos da DO de Rioja

DOC Rioja
DOC Rioja

por Silvia Mascella

Proteger um território reconhecido mundialmente pela qualidade de seus vinhos é o objetivo do novo acordo firmado entre o Conselho Regulador da DOC de Rioja e a Direção Geral de Produtos e Mercados Agrários do Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, que entrou em vigor nos últimos dias de 2023.

O acordo estabelece limites rígidos e concretos para novas plantações de parreiras e também para o replantio, suspendendo praticamente todos os plantios em novas áreas entre os anos de 2024, 2025 e 2026. Pelas novas normas, apenas 0,1 hectare dentro da DOC de Rioja poderá receber novas mudas. A região possui mais de 66 mil hectares registrados de vinhedos.

LEIA TAMBÉM: Os grandes vinhos de RIOJA

As regras restritivas também não irão permitir (durante os 3 anos de validade) o replantio dentro das zonas limitadas da DOC, portanto não serão concedidas autorizações para substituição de plantas que tenham por objetivo produzir uvas para vinhos que levam a denominação no rótulo.

O objetivo de toda essa rigidez é evitar a superprodução dos vinhos com DOC da Rioja, o que poderia afetar a percepção do mercado sobre a qualidade dos produtos, devido ao excesso de oferta. O Conselho Regulador da denominação acredita que as medidas são necessárias para ter controle, regulamentar e planejar a gestão de um território tão importante, para que ele siga sendo relevante para os consumidores e os produtores.

LEIA TAMBÉM: O fantasma espanhol que colhe uvas ao luar

A região de Rioja, localizada no centro norte do país, foi a primeira DO espanhola em 1926 e ganhou o status de DOCa (Denominacíon de Origen Calificada) em 1991. São 14 as variedades de uvas permitidas na região, mas a estrela principal é a tinta Tempranillo, com bons exemplares também de vinhos de Garnacha, Graciano e Mazuelo. Entre as uvas brancas a Viura predomina ao lado da Malvasía, mas a região também têm cultivo das clássicas francesas Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Veja os Rioja degustados por ADEGA:

palavras chave

Notícias relacionadas