Vinícola californiana avalia experimento com vinho envelhecido no mar

Efeitos sobre o envelhecimento dos vinhos em águas oceânicas estão sendo estudados pela Mira Winery, que vai analisá-los quimicamente

por Redação

Vinho sob água

A vinícola Mira Winery de Santa Helena, Califórnia, iniciou um teste de envelhecimento de seus vinhos no mar. Eles submergiram quatro caixas de Cabernet Sauvignon durante três meses em Charleston Harbor e devem recolhê-las para análise no próximo mês. O proprietário da vinícola, Jim Dyke, afirmou, contudo, que o dobro de vinho será submergido em novembro e permanecerá sob as águas pelo dobro do tempo.

“Vemos isso como uma experiência para descobrir que segredos o oceano pode ter no envelhecimento do vinho, assim como queremos ver como isso pode ser replicado em terra", afirma Dyke.

Enólogos do mundo todo sabem que vinho recuperado de navios afundados possuem um sabor especial, e acredita-se que isso se deve ao oceano. A Mira, portanto, quer analisar os efeitos da movimentação da água, luz, temperatura e outros fatores que possam influenciar no envelhecimento. O vinho que será recuperado no próximo mês não será apenas degustado, mas analisado quimicamente.

A vinícola já havia submergido vinhos da safra 2009 recentemente e, segundo Gustavo Gonzalez, enólogo da Mira, eles pareceram como 2007 depois de algum tempo sob a água do mar. “O vinho pareceu mais complexo do que as garrafas que envelheceram em terra firme”, disse. Esses vinhos, porém, já haviam envelhecido algum tempo em terra antes de ir ao mar. Em novembro, os vinhos irão diretamente para debaixo d’água tão logo engarrafados.

palavras chave

Notícias relacionadas