Violino de barrica

Produtor espanhol decidiu usar a madeira de uma barrica para produzir o instrumento musical


O enólogo Rodolfo Bastida, da vinícola Ramón Bilbao, fez parceria com o músico espanhol Ara Malikian e o fabricante de violinos Fernando Solar para produzir um violino a partir da madeira de uma barrica de vinho.

Solar, que já produziu instrumentos musicais de latas de refrigerantes, precisou de dois meses para fabricar o violino a partir de um dos barris de vinho tinto da propriedade. Os violinos são tradicionalmente feitos de madeiras mais macias, como bordo e pinheiro.

 

 

 

A criação foi filmada e aparecerá em um documentário chamado“The Soul Of A Violin”. No filme, Malikian descreve o ato de tocar o violino como “cheirar música”. Para celebrar a parceria, Ramón Bilbao criou uma caixa de presente de edição limitada assinada por Malikian para seu Gran Reserva 2010, que contém o desenho de um violino em seu rótulo dourado.

“Estamos sempre procurando descobrir novos horizontes em termos enológicos e artísticos. Começamos a pensar se nossas barricas de carvalho francês podem levar a complexidade que trazem aos nossos vinhos para uma segunda vida na música”, disse Bastida.

Da redação

Publicado em 26 de Março de 2018 às 11:01