O vinho húngaro Tokay é feito com uvas apodrecidas parcialmente
Carolina Almeida Publicado em 23/08/2019, às 16h00 - Atualizado às 16h30
O vinho húngaro Tokaji chegou a ser citado em obras de Machado de Assis
O Tokay (Tokaji) é o principal vinho da Hungria. A bebida é feita a partir de uvas podres atacadas pelo fungo Botrytis cinérea. Por conta disso, o vinho ganhou o rótulo de "podridão nobre", pois o suco do fruto concetrado resulta em um excelente sabor doce. O Tokay é apreciado por grandes figuras ilustras como Beethoven, Voltaire, Papas e monarcas. Separamos setes curiosidades deste imponente vinho húngaro. Confira!
- O Tokay é tão importante para a Hungria que o vinho é citado no hino nacional.
- Machado de Assis, em uma de suas crônicas, cita: “Desde criança, ouço dizer que aos condenados à morte cumprem-se os últimos desejos. Dá-se-lhes doce de coco, lebre, tripas, um cálice de Tokay, qualquer coisa que eles peçam. Nunca indaguei se isto era exato ou não, e já agora ficaria aborrecido se o não fosse.”
Leia mais:
+ Tokay: a história do vinho real
+ Vinhos da Hungria avaliados pela ADEGA
- Pio IV, no Concilio de Trento, em 1562, teria exclamado: “Eis um vinho digno da mesa papal”. Outra lenda afirma que o Sumo Pontífice utilizava Tokay em suas celebrações eucarísticas em vez do “comum” vinho tinto.
- O papa Bento XIV proferiu uma bênção ao ser presenteado por Maria Teresa, arquiduquesa da Áustria e rainha da Hungria, com algumas caixas de Tokay: “Bendita seja a terra que te produziu, bendita a mulher que te enviou e bendito seja eu quem te bebo”.
- Maria Teresa gostava tanto do vinho que alimentava seus papagaios doentes com pão nele embebido. Segundo ela, as aves recuperavam a alegria de viver e suas penas voltavam a brilhar.
- A imperatriz Eugenia, viúva de Napoleão III, que morreu aos 94 anos, atribuía sua longevidade aos dois cálices de Tokay que bebia em jejum pela manhã.
- O imperador austríaco Franz Joseph I tinha como tradição enviar à Rainha Vitória da Grã-Bretanha, em seu aniversário, 12 garrafas de Tokay por cada ano de vida completado. Na celebração de seus 81 anos, em 1900, a monarca recebeu 972 exemplares.7 curis