Uma seleção especial acima dos 90 pontos do Dão, em Portugal. Escolha o melhor vinho da região.
Sílvia Mascella Publicado em 16/05/2024, às 08h00
Há algumas décadas, antes da abertura econômica no Brasil, as opções de vinhos estrangeiros eram restritas, com poucos rótulos mesmo dos maiores países produtores. Por conta dos acordos comerciais com Portugal, no entanto, chegavam aqui os Vinhos Verdes e os vinhos do Dão, além de alguns rótulos famosos de Vinho do Porto. Essas duas regiões ficaram gravadas na cabeça dos brasileiros com mais de 50 anos.
Mas Portugal, assim como o Brasil, se renovou e seus vinhos que chegam aqui agora cresceram em volume e qualidade. Por isso resolvemos trazer uma seleção muito especial de garrafas dessa região tão querida dos brasileiros: apenas vinhos que em nossas degustações receberam mais de 90 pontos na avaliação às cegas. É um Dão para explorar e se encantar.
LEIA TAMBÉM: Guia de harmonização de vinhos com carnes exóticas
Demarcada em 1908, essa região central do país tem muita tradição na produção de vinhos tintos em suas terras que – por estarem mais para dentro do território português – são protegidas por várias serras. Essa proteção impede que os ventos marítimos cheguem até lá e dá à essa zona uma característica de clima mais mediterrâneo.
As tintas que melhor se saem na região são a Touriga Nacional, a Tinta Roriz (ou Aragonez), a Alfrocheiro, e a Jaen. Entre as brancas, Encruzado e Bical são bastante cultivadas e também têm boa área a Malvasia Fina (ou Boal), a Cercial e a Gouveio (que pode ser encontrada como Verdelho).
LEIA TAMBÉM: Portugal faz espumante? Conheça as borbulhas da terrinha
Durante décadas a produção das uvas ia quase totalmente para as cooperativas da região (por ordem do governo) e os vinhos eram menos originais. Com o término dessa restrição a diferenciação entre as sub-regiões e os estilos dos enólogos passaram a aparecer e agradar. Os tintos são encorpados e por conta do terroir, em sua maioria, podem envelhecer por longos anos. Diferentemente de outras regiões, no Dão a garrafa mais utilizada para os vinhos tintos é a do estilo da Borgonha. E não esqueça de acompanhar sua degustação com um queijo de ovelha da Serra da Estrela, que fica no Dão. Veja abaixo as avaliações desses vinhos tão distintos feita por ADEGA: