A Borgonha é terroir mais valioso do mundo, onde é difícil achar apenas um rótulo para escolher como o melhor vinho
Sílvia Mascella Publicado em 22/05/2024, às 08h00
Não é fácil ser grande, a França do vinho bem sabe disso. Estatísticas recentes do Observatório Espanhol do Mercado de Vinho (OeMv) apontam que, mesmo com uma leve queda em relação ao ano de 2022, a França segue sendo o país que obtêm o maior valor de suas exportações, tendo alcançado 9,37 euros por litro de vinho exportado em 2023, o que significa um aumento de 6,6% em relação a 2022.
Alguns dos motivos desse grande êxito da França, mesmo em tempos de desafios para todos os países produtores, são a sua antiga reputação, apoiada nos grandes vinhos que o país segue produzindo, na combinação poderosa entre os rótulos mais tradicionais e os mais inovadores – que o país não teve medo de lançar – no poder de seus terroirs mais famosos, como Bordeaux, Borgonha e Champagne, além da percepção do mercado da qualidade que permite a cobrança de valores mais altos. Mesmo que Bordeaux e Borgonha estejam, neste momento, revendo seus preços para baixo depois de altas sucessivas nos últimos anos, os números engrandecem a França nas exportações.
LEIA TAMBÉM: Borgonha, a célebre região de vinhos francesa
A Borgonha, região histórica do centro-leste do país, é uma zona pequena que produz alguns dos vinhos mais famosos, elegantes, diferenciados (e caros) do mundo. Para os apreciadores de vinhos, considerar que numa mesma região estão Chablis, Gevrey-Chambertin, Vougeot e Vosne-Romanée (para nomear apenas alguns dos ‘pequenos-gigantes’ da área) é como um sonho quase impossível de degustação. É na Borgonha que fica a Côte d’Or, onde estão os vinhedos grand cru Côte de Nuits e Côte de Beaune. Dentro da Côte de Nuits fica Vosne-Romanée, de cujos vinhedos saem as uvas do Romanée-Conti.
Por isso preparamos esta lista, que contém alguns dos grandes vinhos tintos da Borgonha, com sua uva mais tradicional, a Pinot Noir. Todos eles foram avaliados com mais de 90 pontos e são muitas opções (mais de 50 vinhos) em variadas faixas de preços para você começar a conhecer essa região francesa tão especial. Aproveite!