Conheça aqui os 10 melhores Cabernet Sauvignons já degustados por ADEGA
Redação Publicado em 01/09/2022, às 08h40
A Cabernet Sauvignon é uma das cepas mais clássicas da França e é a uva mais popular do mundo. Separamos os melhores vinhos com a célebre uva francesa, seguindo as avaliações do Melhor Vinho.
Aqui, escolhemos apenas os 100% Cabernet Sauvignon, os vinhos que mostram as diferentes facetas da casta conhecida como a Rainha das Uvas:
Elaborado exclusivamente a partir de uvas Cabernet Sauvignon, com estágio de 22 meses em carvalho francês, sendo 75% em barricas novas e 25% em foudres. Impressiona pela fluidez e pela nitidez de frutas vermelhas e negra de perfil mais fresco, mesmo para um ano mais quente e extremado como o de 2020. em final suculento e persistente, com toques de grafite, de ervas, de alcaçuz e de cassis. Paciência com ele na taça ou na garrafa, para que mostre todas as virtudes.
Com estágio em barricas de carvalho francês durante 16 meses, sendo 30% novas, é uma fotografia de Macul num ano mais fresco. Um clássico em plena forma, que tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.
Com uvas advindas de uma parcela de 1,4 hectare plantada em Isla de Maipo, fermentado sem adição de leveduras, com estágio de 24 meses em foudres de carvalho de 2.500 litros, é um vinho de perfil mais fresco, lembrando ameixas e amoras, tudo equilibrado por gostosa acidez, taninos firmes, polidos e de grãos muitos finos. Está ótimo agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.
Um vinho que conta com estágio de 22 meses em carvalho francês, sendo os primeiros 16 meses 80% em barricas de 225 litros (50% novas) e 20% em foudres de 2 mil litros. Após o blend o vinho permanece mais 6 meses em barricas de 225 litros. Fluido e gostoso de beber, chama atenção pela acidez pulsante e pelos taninos firmes.
Elaborado exclusivamente a partir de uvas Cabernet Sauvignon advindas de vinhedos de mais de 70 anos (pré-filoxéricos), situados em diversos vales do Chile, com estagio de 24 meses, sendo os 12 primeiros em barricas usadas de carvalho francês e os 12 restantes em foudres. Os anos de garrafa estão fazendo muito bem a esse vinho, que ainda está melhor do que quando provado da última vez, em 2015.
Com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo 85% novas, mostra cativantes notas de chá preto, de ervas, de tabaco e de especiarias envolvendo sua fruta lembrando amoras e cassis. Está ótimo agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 20 anos.
Elaborado exclusivamente a partir de uvas Cabernet Sauvignon advindas do vinhedo Fay, plantado em 1961, com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês 81% novas. Consegue aliar com maestria potência, elegância e profundidade. Sem dúvida, um grande Cabernet do Napa, que deve ficar ainda melhor com 5/10 anos de garrafa.
Esse Cabernet Sauvignon passa por mais de um ano em barricas francesas e americanas. Cheio de finesse é um grande vinho com potencial de envelhecimento. Precisa de comida de peso, com um intenso pernil de cabrito deve melhorar ainda mais.
Elaborado exclusivamente a partir de uvas Cabernet Sauvignon, cultivadas em Gualtallary, no vale do Uco, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Chama atenção pelo frescor e tensão do conjunto, com sua ótima acidez e taninos granulados ditando as regras. Tem final suculento e persistente.
Elaborado a partir de uvas Cabernet Sauvignon cultivadas nas regiões de Maremma e Chianti Classico, este vinho conta com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês e americano, sendo 30% novas. Refinado e macio, mostra perfil elegante e chama a atenção pelos taninos de fina textura e pela acidez refrescante. Está ótimo agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.