Uma propriedade de 20 hectares no Vale do Loire está recebendo investimentos do Champagne Billecart-Salmon
Redação Publicado em 25/10/2023, às 14h00
Uma propriedade de 20 hectares no Vale do Loire, cujo proprietário é Jérôme Bretaudeau, um enólogo experimental, está recebendo investimentos do Champagne Billecart-Salmon.
Conhecido como uma força motriz por trás do renascimento de Muscadet, por conta de seu trabalho pioneiro com a uva Melon de Bourgogne, Bretaudeau se estabeleceu em Gétigné, uma comuna na denominação mais ocidental do Vale do Loire, após comprar um pequeno terreno de quatro hectares, há pouco mais de duas décadas.
LEIA TAMBÉM: Confira a história da vinícola Billecart-Salmon
O enólogo adotou uma abordagem diferente da produção industrial de baixo custo adotada pelas cooperativas locais. Sua produção foi concentrada em técnicas orgânicas e biodinâmicas, abrindo um caminho considerado moderno, por meio da vinificação criativa e da experimentação ousada, denominada Domaine de Bellevue.
As cooperativas focadas na produção industrial de menor custo de Muscadet dominaram a região, mas Bretaudeau adotou uma abordagem diferente com sua propriedade.
A propriedade não compra uvas de produtores terceirizados, cultivando toda sua vinha, além do Melon de Bourgogne, ainda incluí Savagnin, Chardonnay, Cabernet Franc e Pinot Noir, alinhando-se ao lado dos Muscadets de vinhas antigas.
LEIA TAMBÉM: Vale do Loire, um guia rápido sobre a região
As suas criações são vendidas em restaurantes com estrelas Michelin, comerciantes de vinhos sofisticados e hotéis de luxo na França e em todo o mundo.