Escola do vinho

Vale do Loire, um guia rápido sobre a região

Conheça as castas, principais produtores e curiosidades sobre a região


 

O Vale do Loire é conhecido por seus vinhos e castelos

O Vale do Loire é conhecido por seus vinhos e por seus maravilhosos castelos.

Localização 

O Vale do Loire representa uma longa extensão de terras no oeste francês. O rio Loire, com mais de mil quilômetros, é o mais longo do país e as vinhas estão espalhadas em suas margens e de seus afluentes. 

Castelos 

Durante séculos, o Vale do Loire foi a região predileta de reis, rainhas e nobres franceses que construíram inúmeros castelos por lá. Há mais de uma centena deles e a maioria atualmente está aberta para visitação. 
Mapa da região vinícola do Vale do Loire

Área 

Cerca de 65 mil hectares 

Principais tipos de vinhos 

O Loire é conhecido especialmente por seus vinhos brancos secos, com denominações clássicas para Sauvignon Blanc, Chenin Blanc e Melon de Bourgogne. Mas a região produz também grandes tintos, especialmente os feitos com Cabernet Franc e também com Pinot Noir, assim como espumantes e doces como o mítico Quarts de Chaume, por exemplo. 

Denominações mais famosas 

A região do Loire é dividida em quatro partes. A mais próxima do Atlântico é Nantais, depois vem Anjou-Saumur, depois Touraine e, por fim, Centre-Loire. Em Nantes, há denominações como Muscadet Sèvre et Maine, por exemplo. Em Anjou-Saumur fica Savennières, Coulée de Serrant, Quarts de Chaume, Coteaux du Layon, Rosé d’

Anjou, Saumur-Champigny etc. Em Touraine, temos Chinon, Vouvray, Valençay, Cheverny etc. No que se considera Centre-Loire, há Sancerre e Pouilly-Fumé, por exemplo.

» Conheça as denominações francesas

» Vale do Loire: a sintonia entre vinhos e castelos

Classificações 

Algumas regiões do Loire possuem uma classificação de vinhedos. Em Muscadet Sèvre et Maine, por exemplo, há o que se considera Cru Communaux, que seriam os melhores da região. Atualmente há sete locais considerados (Goulaine, Le Pallet, Mouzillon Tilières, Château-Thébaud, Gorges, Monnières-Saint-Fiacre e Clisson) e mais dois em validação (La Haye-Fouassière e Vallet). Além deles, há um único vinhedo considerado Grand Cru no Loire, o Quarts de Chaume, que produz um branco doce de Chenin Blanc de fama mundial desde a Idade Média. 

Terroir 

As vinhas do Vale do Loire estão em uma ampla variedade de solos e subsolos. Os de Pays Nantais é constituído por rochas ígneas e metamórficas do maciço Armoricain, com principalmente gnaisse, mica xisto, pedra verde e granito. Em Anjou, o subsolo é principalmente ardósia, arenito e xistos carboníferos, além de rochas vulcânicas, também do maciço Armoricain. Entre Angers e Saumur, há uma a transição entre a rocha mais antiga para o oeste e a bacia sedimentar para o leste. Em Saumurois e Touraine, o subsolo é constituído por calcário tuffeau, areia e argila siliciosa da Bacia de Paris. O clima é predominantemente oceânico até Saumur, com o continental já tomando conta a partir de Tours até além de Nevers. 
Vinhedo na região francesa do Vale do Loire

Principais variedades 

Entre as tintas, as principais são: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Gamay, Pinot Noir, Pinot Meunier, Cot. Entre as brancas, os destaques ficam para: Melon de Bourgogne (Muscadet), Chenin Blanc (Pineau de la Loire) e Sauvignon Blanc; com outras como Chardonnay, Romorantin, Pinot Gris, Tressalllier etc. 

Produtores consagrados 

Domaine de Ladoucette, Pascal Jolivet, Didier Dagueneau, Vacheron, Henri Bourgeois, Domaine Baumard, Nicolas Joly, Domaine Clos Rougeard, François Cotat, Lucien Crochet, Château de Tracy, Château de Fesles, Philippe Alliet, Yannick Amirault, entre outros. 

 

Confira os melhores vinhos do Loire já degustados pela ADEGA. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Da redação

Publicado em 21 de Março de 2021 às 14:00


Escola do vinho Vale do Loire Vinhos História Castas Produtores Curiosidades