François Audouze está doando sua coleção de mais de 4.000 rolhas de garrafas de vinho feitas de cortiça
Redação Publicado em 18/12/2023, às 08h00
O colecionador francês de vinhos François Audouze doou recentemente a sua prestigiada coleção de 4.000 rolhas e cápsulas, que datam dos primeiros anos do século XVIII até os dias de hoje, à Amorim Cork.
A coleção está sendo exposta pela primeira vez na Heritage House da Corticeria Amorim, junto à sede da empresa, em Santa Maria de Lamas, em Portugal.
LEIA TAMBÉM: Portugueses se unem para dar nova vida às rolhas usadas
Audouze nasceu em 1943 e foi empresário da área de siderurgia na França. Sua paixão por vinhos começou aos 27 anos, e como sua primeira casa já possuia uma adega, ali mesmo sua coleção já começou a se formar. Para aprender mais sobre os vinhos que provava, ele resolveu guardar as garrafas e as rolhas.
Anos se passaram, ele passou a adquirir vinhos em leilões e também com um comprador profissional, que buscava garrafas raras, pois Audouze é - até hoje - um entusiasta dos vinhos velhos, que segue servindo em memoráveis jantares para amigos em sua casa nos arredores de Paris.
LEIA TAMBÉM: Quais são os diferentes tipos de rolhas?
Atualmente ele possui uma das maiores coleções de vinhos do mundo, com mais de 40.000 garrafas, algumas das quais datam do final do século XVII. Em uma recente entrevista ele contou que as adegas em suas casas foram sendo ampliadadas e renovadas ao longo dos anos, mas agora não é mais possível e as garrafas encontram descanso em outro espaço fora de sua casa.
O colecionador estima que consumou aproximadamente 20.000 garrafas durante sua vida, mas embora os líquidos tenham sido devidamente degustados as embalagens e as rolhas de cortiça permeneceram, algumas das quais com mais de dois séculos. No minucioso inventário que ele foi montando ao longo das décadas, consta a referência do nome, o ano de colheita e a distância entre a rolha de cortiça e o vinho no gargalo.
A doação da coleção de rolhas de cortiça de François Audouze é uma importante contribuição para a preservação da história da cortiça e do vinho.