Revista ADEGA
Busca

Sustentabilidade até a rolha!

Portugueses se unem para dar nova vida às rolhas usadas

Os produtores Ravasqueira, José Maria da Fonseca, Lagoalva e Lima & Smith, se juntaram ao Green Cork, projeto coordenado pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim para replantar árvores autóctones em Portugal


Sustentabilidade e meio-ambiente se juntam nesse iniciativa portuguesa
Sustentabilidade e meio-ambiente se juntam nesse iniciativa portuguesa

Produtores portugueses de vinho se juntaram em prol da sustentabilidade, do bem-estar e do meio-ambiente para reciclar rolhas usadas de vinho.

Em uma campanha envolvendo as vinícolas Ravasqueira, José Maria da Fonseca, Lagoalva e Lima & Smith e o Green Cork, projeto coordenado pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim, serão instaladas em terras lusitanas pontos de recolha de rolha usadas.

Quem quiser aderir pode passar nos pontos de recolha e pegar uma embalagem chamada de mini-rolhão, quando encher basta retornar até o local e esvaziar suas rolhas no ponto de recolha que ganhou o carinhoso nome de Rolhão! Para cada 10 rolhas reutilizadas, o projeto irá replantar uma árvore autóctone portuguesa.

Segundo a Corticeira Amorin, maior empresa do setor no mundo responsável por mais de 40% das rolhas do planeta, o processo de reciclagem das rolhas usadas permite a sua reutilização em uma variedade enorme de produtos, desde revestimentos para casas, produtos de design ou até em transportes. Rolhas usadas já foram utilizadas em equipamentos de revestimento no metrô de Lisboa e até em ônibus espaciais da agência europeia.

“Estamos a proceder ao estudo da biodiversidade dos 3000 hectares que compõem o monte, a definir as melhores práticas na vinha e na adega e a lançar as fundações de um compromisso real que prevê práticas cada vez mais defensoras do meio ambiente a diferentes níveis e transversais a todo o negócio. Esta é, por isso, uma iniciativa que promovemos com gosto, com outros produtores de referência, e estamos convictos de que envolver o consumidor neste projeto é central para o seu sucesso”, disse Pedro Pereira Gonçalves, CEO da Ravasqueira, co-promotora da iniciativa.

André De Fraia
Publicado em 15/06/2022, às 12h00


Mais Mundovino