A valorização do vinho é um dos temas que serão discutidos por 28 países na Conferência Internacional sobre o Vinho, na Itália
Sílvia Mascella Publicado em 01/04/2024, às 08h00
Entre os dias 11 e 13 de abril, começando em Brescia (região da Franciacorta) e indo para Verona (onde na sequência terá início a Vinitaly), acontecerá a 'Conferenza Internazionale sul Vino", um encontro de produtores e lideranças governamentais, que é co-organizado pela OIV (Organização Internacional da Uva e do Vinho) com sede na França.
O governo italiano, através da presença do Ministro Franceso Lollobrigida, e do diretor da OIV Luigi Moio, apresentarão os principais temas a serem discutidos no encontro em uma coletiva de imprensa no próximo dia 4 de abril, na sede do Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar em Roma.
LEIA TAMBÉM: O enorme valor do vinho para a União Européia
No entanto, alguns dos assuntos já foram adiantados pelas autoridades e dizem respeito à valorização do produto vinho, visto sua importância sociocultural e econômica para a Comunidade Econômica Européia (leia mais no link aqui acima). Serão discutidas as estratégias para proteger as DOC e as regiões produtoras e também a evolução e necessidades dos mercados europeu e internacional.
Já estão confirmados no evento 28 países produtores de vinho, representados por Ministros, Secretários, Embaixadores e Delegados, além da participação da OIV com seu diretor geral John Baker, que escolheu co-patrocinar o evento como forma de iniciar as celebrações do centenário da OIV.