O Vinho Madeira é um vinho fortificado muito particular e exclusivo
Redação Publicado em 22/09/2023, às 11h30
Cheio de caráter, o Vinho Madeira é um vinho fortificado muito particular e exclusivo. A Ilha da Madeira tem uma área total de 740 quilômetros quadrados, sendo que mais de 450 hectares são destinados exclusivamente à produção vitivinícola. O território madeirense localiza-se no oceano Atlântico e forma um arquipélago com a ilha do Porto Santo e com as ilhas Desertas e Selvagens.
A produção de Vinho Madeira tem por base as uvas Sercial, Verdelho, Malvasia, Boal, Terrantez e Tinta Negra, que são plantadas em solos de origem vulcânica. De maneira geral, os solos madeirenses têm textura argilosa e quimicamente apresentam-se ácidos, ricos em matéria orgânica, magnésio e ferro, pobres em potássio e suficientes em fósforo.
LEIA TAMBÉM: O vinho da Ilha da Madeira é um dos estilos mais cultuados por experts
De acidez marcante e de frescor quase eterno, o Vinho Madeira é único no mundo, típico pelos seus aromas advindos do envelhecimento, que casam o sol e a temperatura alta da região com o processo de oxidação lenta, em cascos antigos de madeira. Esse processo gera complexidade aromática e gustativa, em que notas de especiarias e de frutos secos se fundem com aromas etéreos, trazendo uma sensação de jovialidade mesmo nos vinhos de idades mais avançadas.