Conheça os 12 enólogos que marcaram a história Bordeaux

Uma lista de 12 enólogos que marcaram a história de Bordeaux, uma das regiões vitivinícolas mais importantes do mundo

Arnaldo Grizzo Publicado em 09/02/2024, às 15h35

-

Para muitos, a natureza é determinante na produção de um grande vinho e o papel do homem é secundário. É fácil notar isso quando citamos regiões como a Borgonha, por exemplo, em que a classificação oficial se dá pelo status do vinhedo, algo estabelecido pelas observações de monges durante séculos.

Mas a mão do homem não teria alguma influência? Certamente, tanto que em regiões como Bordeaux, a classificação tem como base o “status do produtor” como um todo. Ali, se um château compra um terreno vizinho de um produtor com uma classificação mais baixa, ele pode elaborar vinhos de “status mais elevado” com essas uvas. Ou seja, o trabalho do homem importa.

LEIA TAMBÉM: O que faz um enólogo

Durante séculos, os enólogos ajudaram a elaborar alguns dos vinhos mais famosos e desejados do planeta, que até hoje servem de benchmark para vitivinicultores ao redor do mundo.

Sendo assim, ADEGA fez uma seleção de 12 dos nomes mais aclamados da história recente de Bordeaux e traz um pequeno perfil de cada um deles. Confira:

Jean-Luc Thunevin Michel Rolland Jean-Bernard Delmas André Lurton Denis Dubourdieu Émile Peynaud Jacques Boissenot Stéphane Derenoncourt Christian Veyry Pascal Ribéreau-Gayon Paul Pontallier Jean-Claude Berrouet