A experiência acontecerá em 2025 a bordo de uma capsula espacial a 25 quilômetros de distância da Terra
Paula Daidone Publicado em 12/05/2023, às 10h00 - Atualizado às 10h58
O enoturismo espacial já é uma realidade, ao menos para a empresa francesa Zephalto -e para quem tem condições de desembolsar mais de meio milhão de reais. A companhia oferecerá uma degustação de vinhos na estratosfera, a 25 mil metros de altura, a bordo de uma cápsula espacial de luxo.
A nave permanecerá na estratosfera por três horas para contemplação da Terra e para degustação de vinhos, que será composta por “safras francesas cuidadosamente selecionadas e guiada por um renomado sommelier”. Antes da partida, será oferecido um jantar comandado por renomados chefs franceses (com nomes ainda não divulgados).
A viagem tem duração total de seis horas. O trajeto até a estratosfera tem distância de 25 quilômetros e leva cerca de uma hora e meia. A cápsula voará com velocidade próxima a 14 quilômetros por hora, permitindo que os passageiros apreciem a vista durante o caminho. Como a nave não sairá da estratosfera, não há efeito da falta de gravidade, permitindo que pessoas sem treinamento especializado participem da aventura.
A cápsula estará acoplada a um balão preenchido com gás hélio. O projeto foi desenvolvido pelos engenheiros da Zephalto em conjunto com cientistas do Centro Nacional de Estudos Ciências Espaciais da França (CNES), instituição pioneira no desenvolvimento de balões estratosférico. O interior da cabine é assinado pelo luxuoso designer de interiores Joseph Dirand, que já trabalhou com Balmain, Chloé, Givenchy e Balenciaga.
A viagem inaugural está programada para acontecer em 2025 e são apenas seis lugares disponíveis por voo. Os ingressos já estão à venda pelo valor de 120 mil euros por pessoa, cerca de R$ 645 mil, no site da empresa.