Segundo Aurelio Montes, o lugar ideal para o plantio da cepa se encontra no sul do Chile
Redação Publicado em 22/06/2016, às 16h00 - Atualizado em 13/02/2019, às 15h18
Durante uma feira de vinhos em Hong Kong, o enólogo chileno Aurelio Montes afirmou que sonhava com um local perfeito para o plantio de vinhedos de Cabernet Sauvignon. Segundo ele, o lugar já havia sido encontrado e, além disso, superava suas expectativas.
O pedaço de terra ideal localiza-se dentro da propriedade de Montes Marchigue no Vale de Colchagua, no sul do Chile, que já produz Cabernet Sauvignon para o vinho de Montes chamado Taita, vendido por £150 a garrafa.
Aurelio Montes
Conforme dito por Montes, o solo encontrado no local possui características do solo de Graves, casa do vinho de Bordeaux, Château Haut-Brion. A desoberta do local ocorreu após uma série de escavações no solo de Montes Marchique com a ajuda do chileno Pedro Parra, especialista em terroir.
Montes deve plantar dez hectares de Cabernet Sauvignon em Marchique, ao lado de seus outros vinhedos. A propriedade tem uma grande proporção de pedras redondas, assim como em Graves. Diferentemente de Bordeaux, porém, as pedras não foram formadas pelos rios, e sim pelas geleiras que um dia já cobriram o local. Com um investimendo de US$ 500 mil, Aurelio irá criar um sistema de irrigação conectado ao lago próximo.
O local perfeito para a cepa Caberbet Sauvignon